Panna Cotta de iogurte com infusão de frutas vermelhas

Nesse último final de semana decidi fazer uma receita básica de panna cotta servida com calda de frutas vermelhas. Trata-se de uma sobremesa típica da Itália, mais especificamente da região de Piemonte. É elaborada a partir de nata/creme de leite, açúcar, gelatina e especiarias. Pode ser consumida sozinha, com compotas, caldas ou frutas frescas.
É o tipo de sobremesa que muito me agrada. Não é muito doce e faz lembrar das coisas boas que a Itália oferece. Fácil de fazer, gostosa e Chique. 
Não posso deixar de registrar que tive a ajuda do Gi para acompanhar as medidas exatas dos ingredientes, da Nana e do Zé para desenformar e decorar. Do Silas na compra dos ingredientes e de todos para comer, inclusive da Lady depois que chegou de Londrina.
Vamos ao que interessa, a receita.
 

Panna Cotta de iogurte com infusão de frutas vermelhas

Rende: 6 porções

Ingredientes

  • Infusão: 3 xícaras (chá) de frutas vermelhas frescas (blueberries, amoras, framboesas)
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2/3 de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 fava da baunilha
  • Panna Cotta: 60 ml de água fria
  • 1 e ¾ de xícara (chá) de iogurte natural
  • 1 e ¼ de xícara (chá) de creme de leite fresco e incorpado
  • 1/3 de xícara (chá) de açúcar
  • 12 g de gelatina incolor, em pó (um sache)
  • Decoração: Folhas de hortelã fresca

Métodos

  1. Infusão: Misture as frutas vermelhas com açúcar, baunilha e água numa tigela de aço inox. Coloque a tigela sobre uma panela com água fervente, sem encostar a tigela no fundo da panela. Tampe a panela. Deixe cozinhar por 40 minutos ao vapor. De vez em quando, verifique se a água da panela não evaporou e acrescente mais água, se for necessário. Ao final do cozimento, adicione o suco do limão e despeje/coloque numa peneira, sem espremer, apenas para separar as frutas do suco. Reserve o suco e as frutas separadamente na geladeira. Se quiser, após retirar as frutas, leve o suco/o caldo ao fogo para que reduza até ficar uma calda suave. OBS: essa é uma sugestão de cobertura/acompanhamento. Pode ser usada caldas diversas.
  2. Panna Cotta: Numa panela, coloque o creme de leite e o açúcar. Quando começar a ferver, desligue o fogo. Hidrate a gelatina por 2 a 3 minutos na água. Junte a gelatina hidratada à mistura do creme de leite, fora do fogo e misture. Coloque o iogurte numa tigela e, devagar, vá adicionando o creme de leite com a gelatina. Distribua a panna cotta em 6 formas individuais de 5 cm de diâmetro, molhadas com água gelada. Leve para gelar por 3 horas. Assim que endurecer, cubra com papel alumínio, para evitar que ressequem na geladeira. Para servir , desinforme a panna cotta, disponha o suco e a infusão de frutas ao lado. Decore com hortelã e baunilha (opcional). Sirva em seguida.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Panna Cotta de iogurte com infusão de frutas vermelhas"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.