Bacalhau Espiritual à Moda Amazônica

Gente! Hoje “posto”  o passo a passo desta deliciosa receita de Bacalhau Espiritual à Moda Amazônica que aprendi com o Chef Francisco Ansiliero,

do Restaurante Dom Francisco, no último Brasília  Gourmet (2011). O cara sabe das coisas. 

É MARAVILHOSO!!
O leite de castanha e o molho de alho podem ser feitos com antecedência.
O molho de alho depois de pronto se coberto com  o azeite pode ser guardado na geladeira por até 8 dias. O leite de  castanha  por um dia.
 
 



Bacalhau Espiritual à Moda Amazônica

8: porções

Ingredientes

  • 600 gramas de bacalhau em lascas, dessalgado
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas médias
  • 300 ml de azeite
  • 200 ml de creme de leite fresco
  • 200 ml de leite de castanha do Brasil (Pará)
  • 1 litro de tucupi - para fazer o arubé (obtido pela redução do tucupi na proporção de 10 para 1)
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • 300 gramas de batata cozida e passada no espremedor
  • 300 gramas de cenoura cozida de passada no espremedor
  • 06 ovos
  • 1/2 colher (sopa) de nóz moscada
  • Sal a gosto

Métodos

  1. Creme de alho: bata o alho e uma cebola com o azeite. Pique outra cebola e leve ao fogo com azeite até clarificar. Não deixe fritar. Em seguida acrescente o preparado do liquidificador. Deixe cozinhar até ficar cremoso.
  2. Cenoura: cozinhe.Fica melhor se cozida no vapor. Processe ou esprema. Reserve.
  3. Batata: cozinhe com a casca. Fica melhor se cozida no vapor. Descasque. Processe ou esprema. Reserve.
  4. Leite de castanha: Uma por uma tire a pele. Lave-as. Bata a castanha com água filtrada no liquidificador. Bata bem. Leve ao fogo e cozinhe por mais ou menos uns 20 minutos. Esfrie. Cozinhe. Esfrie e cozinhe até que fique ao ponto de leite. Tem que ficar aveludado. Passe na peneira. Reserve.
  5. Arubé: reduza um litro de tucupi até 100 ml.
  6. Passe pelo multiprocessador as lascas de bacalhau. Coloque azeite em uma panela grande e junte o bacalhau. Mexa bem. Junte o creme de alho e mais azeite se necessário. Sempre mexendo junte a batata, a cenoura e o arubé. Misture bem. Ficará com uma textura firme. Junte as gemas de ovos. Mexa. Coloque a nóz moscada e misture. Prove o sal e o azeite. Fica cremoso. Coloque em uma assadeira. Salpique o queijo parmesão. Regue com filetes de azeite e leve ao forno para gratinar. Não esqueça de regar com bastante azeite extravirgem na hora de servir.

Informação adicional

Para dessalga do bacalhau: para um quilo de bacalhau, use 3 litros de água gelada. Deixe sempre na geladeira. Troque a água de 6 em 6 horas. O tempo total vai depender da espessura das postas ou das lascas. Pode ir de 36 a 48 horas. Na última troca deixe de molho no leite integral. Assim o bacalhau ficará mais macio.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Bacalhau Espiritual à Moda Amazônica"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.