Oaxaca de Juaréz – México

Depois de visitar a Cidade do México, passamos dois dias em Oaxaca de Juarez, que é a capital do Estado de Oaxaca, no México. A cidade tem cerca de 526 mil habitantes e fica a 460 km da Cidade do México. O que torna Oaxaca especial é a mistura de modernidade com tradições locais, especialmente na comida e cultura.

Chegamos a Oaxaca de Juarez de avião e fomos do aeroporto para o hotel usando um serviço de transfer que reservamos pelo Booking.

Escolhemos Oaxaca por causa da autenticidade dos moradores e da comida tradicional. Passamos apenas dois dias na cidade, então não conseguimos explorar os passeios ao redor.

No centro da cidade, você pode experimentar a rica cultura local. A comida é fortemente influenciada pelos povos Mixtecos e Zapotecos, com pratos típicos como tortilhas, tamales, mole, tacos, e bebidas como mezcal, pulque e atoles.

Uma coisa surpreendente para nós foram os chapulines (grilos torrados) vendidos nas ruas e feiras, que os locais comem como um petisco.

Chapulines de vários sabores (grilos).

A comida em Oaxaca é baseada em ingredientes como milho, feijão, trigo, pimenta e outros produtos indígenas, com raízes na cultura pré-colombiana e influência da colonização espanhola. Os mercados Benito Juarez e 20 de Noviembre são ótimos lugares para explorar, oferecendo uma mistura de produtos, roupas, comidas e até mesmo uma variedade de chapulines.

Optamos por não tomar café da manhã no hotel para experimentar o que as pessoas locais comem todos os dias. Na primeira manhã, fomos ao Mercado de La Merced, que tem restaurantes que servem o café da manhã típico de Oaxaca, onde os moradores locais e trabalhadores da região comem. Lá, provamos tamales de milho com molho (mole), chocolate quente feito com água, café coado, quesadillas e pão. O mercado tem uma atmosfera agradável, e os vendedores são simpáticos e únicos.

Na segunda manhã, tivemos a oportunidade de visitar o restaurante Tierra del Sol,  que é conhecido pela deliciosa comida mixteca, para desfrutar de um café da manhã típico dos Mixtecas.

Quesadilla do Mercado de La Merced.

Tamale com mole do Mercado de La Merced

Café da manhã mixteco do Tierra Madre

Também visitamos museus, igrejas, praças e o Jardim Etnobotânico para aprender sobre a história da cidade e a flora utilizada pelas civilizações pré-colombianas e mesoamericanas.

Jardim Etnobotânico.

Os mercados Benito Juarez e 20 de Noviembre são ótimos lugares para explorar e experimentar a essência de Oaxaca.

Moles expostos no mercado Benito Juarez

A rua Andador de Macedonia Alcalá no centro antigo de Oaxaca é colorida e charmosa, repleta de lojas, artesanato, restaurantes, cafés e galerias de arte. É um ótimo lugar para fazer compras e se envolver na cultura local.

Andador de Macedonia Alcalá

Andador de Macedonia Alcalá

O Templo de Santo Domingo de Guzmán é um centro cultural com um museu, jardim etnobotânico e biblioteca. Foi originalmente uma igreja e convento, mas teve vários usos ao longo do tempo.

Templo de Santo Domingo de Guzmán

Exploramos a cidade sem um plano rígido, parando em lugares que nos interessavam para experimentar a comida local e sentir a história da cidade. À noite, passamos o tempo na praça Zócalo ou em cafés e restaurantes próximos, aproveitando a música e a atmosfera local.

Ficamos hospedados perto do centro, no hotel Marialicia Suites, Hotel Boutique.

Depois disso, fomos para San Cristóbal de Las Casas e continuamos nossa incrível viagem.  Estamos gratos por todas essas maravilhosas experiências.

Sem Respostas para "Oaxaca de Juaréz - México"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.