Pudim Caipira da Val

Quando criança eu morava no sítio lá na estrada Bahia, em Formosa do Oeste – PR. Adorava comer pudim de farinha, leite e ovos vendido nas  vendas de beira de estrada. A lembrança  da vitrine com um pudim enorme e bastante caramelado vendido em fatias me faz salivar. Sonhava comer um inteiro. Coisa de criança. Lembro também com saudades daqueles que minha mãe  e tias faziam nos finais de semana. Com o passar do tempo, esse pudim foi sendo substituído pelo pudim de leite condensado, mais suave, menos denso e mais chique. Assim, o pudim caipira ficou gostoso somente na minha memória gustativa. Não sendo mais comum e sim raro.
Fiquei sabendo que a minha cunhada Val faz uma receita aprendida com sua mãe. Dia desses, quando ela esteve em casa,  sem titubear, lá fomos nós para a cozinha botar a receita  em prática. O pudim ficou ótimo. Nem chegou a esfriar direito. Foi devorado.  
Para os amantes do pudim caipira ai vai a “receita da Val”.
 

Pudim Caipira da Val

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 xícaras (chá) de leite
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres(sopa) de margarina bem cheias
  • 3 xícaras (chá) de açúcar para a calda.

Método

  1. Na batedeira bata as claras, em seguida coloque as gemas e o açúcar. Bata bastante e coloque a margarina, o leite e o trigo. Bata mais um pouco.
  2. CALDA Leve o açúcar ao fogo e vá mexendo até dissolver completamente (ficar com aparência liquida). Não coloque água. Despeje na forma (redonda e com furo no meio) e com uma colher esparrame a calda em toda a forma. Ela voltará a ficar meio dura. Coloque o preparo do pudim e leve ao forno em banho maria mais ou menos uma hora e meia - até ficar consistente.

Informações adicionais

Se quiser incrementar o pudim caipira pode usar leite de coco, coco ou queijo.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Pudim Caipira da Val"

  • comment-avatar
    vera 15/08/2011 (23:21)

    Realmente esse pudim pudim da Valzita e maravilhosoo!!!!

  • comment-avatar
    Anônimo 15/08/2011 (14:56)

    Fique feliz em ver essa receita,é uma receita muito simples e fica muito bom.
    Agora vc pode comer um realizar seu sonho de infancia, comeu um inteiro hehehehehehe….
    Amamos você.
    Beijos.
    Val e Ivaldo.

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.