Cidade do Panamá (Ciudad de Panamá)

Saímos de Brasília às 2h26m no voo 204 da Copa Airlines, chegando à Cidade do Panamá por volta das 7 da manhã.
Gostei muito da oportunidade de conhecer a Cidade do Panamá, famosa como centro de compras e também pelo esplêndido Canal. E isso ficou comprovado, pois esses dois pontos são os carros chefes do turismo e da economia do país. No entanto existem outros passeios e atividades interessantes. Conheci alguns desses lugares. Gostaria de ter disposto de mais tempo para conhecer o interior e as praias do pais. Quem sabe em outra oportunidade.
Nos hospedamos no hotel Le Meredien, que fica na Avenida Balboa esquina com a rua Uruguay, em uma localização privilegiada. Tem uma bela vista para o mar e fica perto dos principais pontos de visitas e compras.  www.decolar.com/LeMeridienPanama
O povo panamenho é simpático e prestativo. Em todas as oportunidades os taxistas deixam transparecer a satisfação pela situação econômica atual do pais. A cidade está, como diria uma amiga, de “tripas de fora”. Muitos prédios em construção e as ruas/avenidas em  obras de atualização. Isso faz com que o trânsito fique um caos nos horários de pico.
Utilizamos como meio de transporte o táxi. Há muitos circulando pela cidade à espera de clientes. O preço deve ser negociado previamente. Há muita diferença de preços entre um táxi e outro para um mesmo percurso.  Vale pechinchar.
Fui apresentada à cidade pela minha agora amiga Eliana, que há oito anos mora no Panamá. Passeamos pelos bairros nobres e outros nem tanto. Fizemos lanches e jantamos em restaurantes não turísticos, os frequentados pelos cidadãos panamenhos. Foi ótimo. Obrigada Eliana.
Bem, como não podia ser diferente, além dos passeios obrigatórios procurei conhecer restaurantes típicos e outros.
Compras:

Duty Free do Aeroporto Internacional de Tucumen: creio  que é um dos maiores duty free do mundo, com  lojas de grandes marcas e muita gente chegando, saindo ou fazendo conexões. Os preços são bons, mas não são melhores que os dos Estados Unidos.

Shopping Multiplaza : novo, grande, bonito e tem as grifes mais conhecidas. É um delírio para os olhos e desespero para o bolso. Bom demais passear pelos corredores e observar sem atropelo as vitrines Givenchy, Chanel, Louis Vuitton, Cartier, Fendi e etc. Preços? Um pouco mais caro que os  Estados Unidos.  Faltam bons restaurantes ou pelo menos uma praça de alimentação melhor.
www.multiplaza.com/visitenosPAN

Shopping Albook Mall:  enorme, com lojas de marcas, lojas de departamentos e a famosa Farmácia Arrocha que, de farmácia mesmo, tem somente uma seção. Vendem de tudo. Dá para perceber que é um shopping mais popular. www.albrookmall.com

Duty Free Amador: pequeno, mas tem de tudo um pouco. Os perfumes têm bom preço. Ótimo lugar para comprar souvenirs, principalmente chapéus.

Shopping Muticentro: bem pequeno quando comparado aos shoppings que citei anteriormente. A vantagem é a localização. Fica bem no centro da cidade, colado ao Hard Rock Café e próximo de muitos outros hotéis. www.multicentropanama.com.pa

Passeios:

Casco Viejo: é a segunda cidade construída, em substituição à primeira que foi destruída pelos piratas e cujas ruínas são chamadas de “Panamá Viejo”.
Casco Viejo está em ebulição. As ruas e os prédios estão sendo restaurados. Isso dificulta o trânsito e até caminhar em algumas regiões. Há um enorme contraste entre prédios bonitos e reformados e outros totalmente abandonados. Mas mesmo assim não deixa de mostrar o seu charme. Suas ruas são estreitas e charmosas. Pelo caminho há vários pontos de parada obrigatória. Ali ficam alguns dos edifícios oficiais, tais como o Palacio de las Garzas (Palácio da Presidência), o Teatro Nacional, monumentos religiosos,   lojas de artesanato, cafés, restaurantes e  quatro praças: Mayor, Herrera, Bolívar e de Francia.  Gostei muito da praza Mayor. No centro dela tem um coreto com bancos onde se pode sentar e ficar  admirando a Catedral Metropolitana,  ou simplesmente assistir à vida local passar. Nos finais de semana essa praça é bem agitada, há várias barracas (feira) com artesanato panamenho e o famoso chapéu panamá.
Tem vários restaurantes e cafés.


Panamá Viejo:
 é a primeira versão da cidade, hoje em ruínas. A história diz que foi destruída por piratas. Pode-se fazer o passeio com ou sem guia. Vale a pena conhecer – é um passeio rápido. Perto dali tem um centro de artesanato onde os índios vendem mola, um trabalho artístico e bem colorido feito pelos índios Kunas.


Canal do Panamá:
 o canal  atravessa o Panamá ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico e tem 81 km de extensão. Eu esperava que fosse mais largo. Faz cem anos que foi inaugurado e está em obras para aumentar a largura e assim permitir  a passagem de navios maiores e mais modernos.

Compramos o ingresso que permite ver o filme de apresentação, simulação de travessia pela eclusa e  o museu que conta muito bem a história da construção do canal e das eclusas. Há um restaurante que serve buffet de comida típica e internacional com sacada com vista para o canal/eclusas.
Esse passeio é obrigatório.
No retorno para a cidade paramos em algumas feiras de artesanato que ficam  à beira da estrada e cruzamos a Ponte das Américas.
http://www.pancanal.com/

Amador Causeway:  é um local que congrega três ilhas –  Naos, Perico e Flamenco, que são ligadas por uma estrada que foi construída com o cascalho retirado para fazer o Canal.

É um lugar muito bonito e bem cuidado. Tem restaurantes e um Duty free até razoável. Fizemos o passeio após o almoço, num sábado e como não era alta temporada o local estava tranquilo.
Gastronomia: 
Esperava que os pratos típicos panamenhos fossem mais presentes nos cardápios dos restaurantes. Não foi fácil provar um prato típico bem executado. Tivemos que sair garimpando. O  prato mais presente foi o sancocho, uma sopa de galinha com cará. A seguir os mais conhecidos e que provamos:

-patacones: banana verde amassada e frita

-carimañolas: bolinho frito de mandioca recheado de carne –  lembra nossa coxinha quando a massa é feita de mandioca
-sancocho: sopa de galinha, cará ou inhame e mandioca. Tem bastante caldo e sabor acentuado de culantro  (coentro-bravo ou chicória). Em alguns lugares usaram coentro.
-arroz com pollo: arroz com frango
-ropa vieja: refogado de carne desfiada

Com relação aos restaurantes, fomos aos seguintes:

– Maito: na minha opinião o melhor restaurante. Local agradável e excelente cozinha. Pedi uma corvina al “Recao Verde” (uma mistura das ervas mais usadas na comida panamenha, que são  culantro (chicória), cebolinha e perejil (salsinha)). Maravilhosa. Tem que fazer reserva.
-Grapes Restaurante: comida internacional, boa carta de vinhos, tem música ao vivo. É bom fazer reserva. Fica  no Casco Viejo. www.grapes.com.pa/grapes
– La posta: fomos a esse restaurante a convite dos nossos amigos Marcio e Eliana. Segundo eles esse é o restaurante que mais frequentam. Gostamos muito. Ambiente agradável, boa comida e bom serviço. Pedimos pratos com atum, corvina, salmon e lagostin.  De sobremesa o bolo três leites que estava divino e sorvete Granclement (http://www.granclement.com/).  Todos muito bem elaborados. Valeu a pena.

http://www.restaurantelapostal.com/
– Diablicos: comida panamenha. Ambiente colorido. No jantar tem música típica ao vivo. Fomos no almoço. Comida singela. Provamos a ropa vieja. Fica no Casco Viejo. http://www.diablicospanama.com/index.php?id=2&lang=en

– Café Rene: serve menu completo (entrada, prato principal e sobremesa), comida simples e muito barata. Ambiente familiar. Fica  no Casco Viejo. cascoviejo.com/renecafe
-Vinoteca: restaurante italiano. Comida boa. No dia que fomos a esse restaurante acabou a luz local por algum tempo e assim tivemos um jantar  à luz de velas. Chique. http://vinotecapanama.com/
– Athanasiou – café grego moderno e muito interessante. Servem buffet com alguns tipos de doces e bolos por quilo e outros por unidade. É um desespero fazer a escolha sobre o que  comer, de tão lindos que são os doces. Comi um bolo de laranja que estava divino. Fui a esse café acompanhada da Eliana, que é frequentadora assídua.
Não localizei site. O endereço é rua das Porras, Plaza Ledakon, Local 1.
Trouxemos na bagagem, além de muitas outras coisas:
– Rum panamenho – Abuelo 18 anos
– livro: Fusión&Sabor – cocina con sabor a Panamá – do Chef Francisco Castro
– Chapéu “Panamá” – Descobrimos que só o nome do chapéu é do Panamá. A palha e fabricação é do Equador.  Dizem que o nome se deu em  razão dos operários que construíram o  canal usarem o chapéu para se proteger do sol e, quando voltavam para suas casas nos países de origem, levavam ou para usarem ou para presente. Daí o nome “chapéu do Panamá”;
– molas.
Voltamos às 15h48m, no voo 205 da Copa Airlines.
março/2013

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Cidade do Panamá (Ciudad de Panamá)"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 01/05/2013 (13:25)

    Oi amiga! Obrigada. Bom demais saber que uma pessoa de bom gosto como você curte o meu blog. Bjs.

  • comment-avatar
    Anônimo 01/05/2013 (02:40)

    Gosto muito da viagem que faço lendo seus relatos! São detalhes, fotos e comentários muito "gostosos". Bjs. Ana (Londrina).

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.