Sagu ao leite com calda de goiabada ao vinho

Aqui em casa a Ariadne e o Silas são fãs de sagu. A Ariadne quando pequena quase nos deixou malucos pedindo um tal de doce de bolinhas. Tentamos de várias maneiras descobrir que doce era esse. Ficamos a procura do tal doce e depois de muitas tentativas acontece de estarmos em um restaurante quando ela estampou o maior sorriso e disse: aqui tem doce de bolhinhas! Era sagu  de vinho. Comeu até! Problema resolvido. O jeito foi aprender a fazer sagu.  
Tentei fazer de várias maneira e sempre tinha dificuldade em acertar o ponto certo do cozimento. Ficava viscoso demais ou muito líquido.
Um dia tomei uma aula com minha amiga Bia, que é gaúcha, e expert no assunto. Pronto! Dificuldade superada.
Esses dias resolvi fazer sagu de sobremesa. No armário tinha o sagu, mas não tinha vinho suficiente.  Assim, resolvi fazer um sagu de leite. Ficou delicioso. Vejam:

 

Sagu ao leite com calda de goiabada ao vinho

Rende: 06 porções

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 1 xícara (chá) de sagu
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pau de canela
  • 2 cravos da índia
  • 3 gostas de angostura* (opcional)
  • 1/2 fava de baunilha ou 3 gotas de essência de baunilha
  • 200 gramas de goiabada cascão
  • 1 copo de vinho tinto (200 ml)

Método

  1. Calda: Pique a goiabada em cubos e coloque em uma panela. Acrescente o vinho e ligue o fogo. Cozinhe até que todo o vinho seja absorvido pela goiabada. Ficará uma calda lisa.
  2. oloque o sagu na água e deixe descansar até que absorva toda a água. Numa panela coloque o leite, a canela, os cravos e a baunilha. Deixe aquecer.
  3. Quando o leite estiver quente, acrescente o sagu e cozinhe mexendo o tempo todo para que não grude no fundo da panela e para que as bolinhas não se juntem. Assim que as bolinhas estiverem transparentes (demora mais ou menos uns 30 minuto), acrescente o leite condensado e continue mexendo até que o leite condensado cozinhe (ferva).
  4. Coloque 3 gotas de angostura (opcional), mexa e desligue o fogo.
  5. Calda: Pique a goiabada em cubos e coloque em uma panela. Acrescente o vinho e ligue o fogo. Cozinhe até que todo o vinho seja absorvido pela goiabada. Ficará uma calda lisa.
  6. Montagem: Coloque o sagu em potes individuais de sobremesa ou numa travessa e regue com a calda. Leve à geladeira. Sirva gelado.

Informações Adicionais

*Angostura: preparação aromática feita com os mesmos ingredientes desde 1824. Produzido e envazado em Trinidad e Tobago. Muito utilizado em drinques e na cozinha, no preparo de sopas, saladas, sucos e etc.

Dica

Cubra os potes ou travessa com papel filme para que não crie uma casca por cima.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Sagu ao leite com calda de goiabada ao vinho"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.