Pastéis de Belém

Bons por demais os tais pastéis de belém. É um dos doces mais populares em Portugal. Lá são saboreados ainda quentes, polvilhados de açúcar em pó e às vezes com canela.  Eu aprendi a fazer duas receitas, uma bem original feita pela minha amiga Isabel, que sabe tudo sobre a culinária de Portugal, sua terra natal. A outra receita aprendi com o Chef Braz. Ambas deliciosas. 
Hoje, a pedido da minha amiga Helen,  posto a receita dos pastéis. 
O tostadinho da foto foi de propósito.  A finalização fica a gosto.
Muito bom como sobremesa. Dá para deixar pronto e colocar para assar assim que servir o almoço ou jantar. O cheiro vai contagiando os convidados. Ninguém resistirá à tentação. Bom também para servir no café da manhã ou da tarde acompanhado de um expresso. 

Pastéis de Belém

Ingredientes

  • Massa: (Pode ser substituída por massa folhada pronta.) Recheio: 500 gramas de creme de leite 10 gemas de ovo 10 gramas de farinha de trigo 250 gramas de açúcar 1 casca de limão
  • 250 gramas de mangarina sem sal
  • Sal e água o quanto baste.
  • 300 gramas de farinha
  • Recheio:
  • 500 gramas de creme de leite
  • 10 gemas de ovo
  • 10 gramas de farinha de trigo
  • 250 gramas de açúcar
  • 1 casca de limão

Método

  1. Massa: Misturar a farinha e o sal diluído na água e trabalhar a massa até ficar compacta. Dividir a margarina em 3 porções. Estender a massa, espalhar sobre ela uma das porções da margarina e enrolar como um tapete. Repetir esta operação mais duas vezes até que a margarina se consuma. No final, deixe descansar vinte minutos. Em seguida, cortar a massa em fatias com cerca de 2 cm de espessura e depois colocar cada fatia sobre uma forma lisa própria para pasteis (foto). Rodar com os dois polegares a forma num sentido, espalhando a massa de modo a encher com ela toda a forma.
  2. Recheio:Misture o açúcar com as gemas, as natas, a farinha e a casca de limão, leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque o preparado depois de frio nas formas e leve ao forno bem quente (250 a 300 graus). Demora mais ou menos 20 a 25 minutos.

Informações adicionais

Recheio:Misture o açúcar com as gemas, as natas, a farinha e a casca de limão, leve ao fogo mexendo sempre até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque o preparado depois de frio nas formas e leve ao forno bem quente (250 a 300 graus). Demora mais ou menos 20 a 25 minutos. Há quem aprecie comê-los polvilhados com canela e açúcar em pó.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Pastéis de Belém"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 21/06/2011 (23:09)

    De nada amiga, seu pedido é uma ordem. Quando fizer conte-me como foi.
    Dica: sempre compro a massa folhada da marca arosa.
    Beijos.

  • comment-avatar
    Hellen Gentilin 19/06/2011 (21:49)

    HUMMM
    agora só falta comprar a massa folhada,pois parece ser muito dificl acertar o ponto!
    mas vou fazer, com certeza!!

    obrigada
    =)

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.