Salmão com ervas, batata e creme de alcaparras com mostarda

Karla, conforme prometi,  a seguir receita de salmão que  faço sempre. Não tenho foto, ainda. Na quinta-feira passada comprei um salmão lindo pensando em fazer neste final de semana e não foi possível. Fomos convidados para comer fora no sábado e hoje. Na minha próxima ida a cozinha farei o danado e postarei a foto.
 
Bem, esta receita é prática, rápida e saborosa. Fica linda servida em travessa ou individualmente. Gosto mais de servir diretamente no prato. 
 
Comece a execução da receita pelas batatas que são mais demoradas. Depois o salmão, e por último o molho. 
 
O tempo de preparo é de mais ou menos 30 minutos.
 
Ai vai.



Salmão com ervas, batata e creme de alcaparras com mostarda

Ingredientes

  • 800 gramas de filé de salmão
  • Ervas de provence a gosto
  • 150 ml de azeite de oliva extra virgem
  • Pimenta-do-reino
  • Sal
  • 04 batatas grandes
  • 200 gramas de bacon picado em cubos pequenos
  • 01 copo de requeijão cremoso ou de cabra ou outro de preferência
  • Molho:
  • 50 gramas de alcaparras
  • 80 ml de creme de leite
  • 02 colheres (sopa) de mostarda Dijon

Métodos

  1. Preparo do Salmão: Forre uma forma com papel alumínio e unte com manteiga, coloque o filé temperado com sal, e pimenta-do-reino e bastante azeite , salpique fartamente a erva de provence e em seguida regue com mais azeite. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por mais ou menos vinte minutos, tire o papel alumínio e deixe mais um pouco para gratinar. Tomar cuidado para que não fique ressecado. Temperatura de 180 graus.
  2. Batatas: Lave bem as batatas (não descaque), seque e perfure com palito de dente , coloque- as no microondas, com a parte mais grossa virada para o meio do prato, por 10 minutos. Vire e programe mais 10 minutos. Pode ser assada no forno convencional. Enquanto as batatas assem, frite o bacon escorra em separe. Quando estiverem assadas, com uma colher, faça uma cova na batata. Tire um pouco da polpa e dê uma mexida no interior, coloque manteiga, uma pitada de sal e em seguida enche com bastante requeijão ou queijo de cabra cremoso. Salpique com o bacon no momento de servir.
  3. Molho: Pique bem as alcaparras e misture com o creme de leite e a mostarda Dijon. Se usar o creme de leite fresco, bata até a consistência desejada.

Opção no modo de servir

Monte os pratos com um pedaço de filé um pouco do molho ao lado e uma batata com os pedaços de bacon em cima. Regue tudo com um fio de azeite. Ou em travessa.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Salmão com ervas, batata e creme de alcaparras com mostarda"

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.