Laon – França

Estivemos, eu e o Silas, por três vezes em Laon,  uma pequena cidade da França. Temos amigos queridos que moram lá, o Junior, a Ana e a Béatrice. 
Na  primeira visita estava muito frio e chovendo, e nem por isso a cidade deixou de nos encantar. Fizemos um tour tendo o Junior como nosso guia. Chegamos de manhã e saímos à tarde. Estávamos vindo do Vale do Champagne (Reims)  e indo para Londres. Tomamos um delicioso café da manhã na casa do Junior, com direito a champagne e tudo mais. Almoçamos num charmoso restaurante que fica no centro da cidade.
Noutra vez, estávamos eu, o Silas e a Nana. Foi a nossa última parada de uma viagem de 30 dias pela Europa. Era inverno e a cidade estava coberta de neve. Lindíssima. Mostramos a cidade para a Nana e no restante do tempo curtimos nossos amigos. Dessa vez ficamos mais tempo. A Ana fez uma deliciosa macarronada com boeuf bourguignon, comemos também  terrine de foie gras feita por uma Chef  brasileira que mora na França, amiga da Ana e do Junior, risoto feito no capricho pelo irmão da Ana que é Chef em Barcelona e outras delícias francesas.
A última vez foi em outubro de 2010 e não fizemos tour pela cidade. No entanto, acompanhamos a Ana e o Junior ao supermercado. Amei. Pensem no luxo de comprar  foie gras e confit de pato enlatados e deliciosos, de conhecer a forma de vender, de comprar e as preferências dos moradores. Achei o máximo. Como sempre,  fomos muito paparicados. Comemos deliciosos petit four (não sei escrever no plural), sobremesas típicas, confit de pato, pães e  queijos, sempre acompanhados de vinhos divinos que só a França sabe fazer. 
Em todas as viagens trouxemos vinhos experimentados e aprovados pelos nossos amigos. Já tomamos muitos deles e não nos decepcionamos. Viva a comida  e o vinho franceses! 
Um parêntese aqui: amo também nosso arroz com feijão.
Agora, um pouquinho sobre a cidade e logo depois  algumas fotos que comprovam o que eu disse.
Laon, fica a mais ou menos 150 km de Paris na região da Picardia.  É uma cidade medieval  e deve ter uns 30.000 habitantes. O principal ponto turístico é a  Catedral de Notre-Dame de estilo gótico primitivo. Foi construída entre os séculos XII e XIII e é uma das poucas igrejas que sobreviveu com poucos danos à Revolução Francesa. Além da Catedral a cidade apresenta várias construções medievais.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

3 Respostas para "Laon - França"

  • comment-avatar
    Ariana 08/06/2011 (15:10)

    AHHHHH Laon é linda demá da conta!adorei o tempinho que passei lá. E os anfitriões são os melhores né?! Adoro seus posts de viagem mamis!

  • comment-avatar
    Ana Paula - Journal de Béatrice 06/06/2011 (08:07)

    Invone!!
    Obrigada pelo post, nossa, surpresa boa!
    Alias, Laon é uma surpresa: pequena, historica, medieval, cenario de filme e, o melhor de tudo, moramos aqui!!
    Continuo pilotando o fogão e aprendendo muito com esses franceses, que tem a culinaria na veia. Tenho que estar preparada para quando formos ao Brasil para trocarmos receitas.
    To até achando que vou levar um pato enlatado (ohhohoho), sucesso garantido!!!
    Beijosss : )

  • comment-avatar
    lady.santiago 05/06/2011 (12:05)

    Que lindo esse post, mããe 😀
    Laon é sensacional mesmo… parece que você volta no tempo quando está lá. Linda demais!

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.