Petit Gâteau

Esta receita de petit gâteau (na França chamado moelleux) aprendi a fazer em 2004. Em seguida, ensinei a minha filha Ariadne. Ela faz muito bem. Hoje a receita é conhecida entre nossos amigos como o petit gâteau da Ariadne.
Por recomendação dos nossos amigos, Ana e Junior, que moram em Laon-França, compramos um livro do Paul Simon que traz diversas variações e formas da fazer o meolleux.

Petit Gâteau

Rendimento: 09 porções

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 120 g de chocolate amargo picado
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 2 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 1/4 de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Método

  1. Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante; - Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados; - Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados;
  2. Misture suavemente a farinha de trigo; - Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga e farinha e asse em forno pré-aquecido a 250 gruas, por cerca de 7 até 10 minutos (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de sue forno.
  3. O Petit gâteau deve estar consistente por fora e mole por dentro); - Desinforme num prato e sirva com sorvete de creme.
  4. Decore com folhas de hortelã ou calda de chocolate.

Informações adicionais

Para os interessados, a seguir link que fala do livro e receita do petit gâteau da Ariadne. http://www.marabout.com/livre-moelleux-et-coeurs-coulants-ida-akiko-313503.html

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

4 Respostas para "Petit Gâteau"

  • comment-avatar
    Anônimo 18/06/2013 (11:18)

    I'm gone to convey my little brother, that he should also pay a quick visit this web site on regular basis to obtain updated from newest reports.

    Here is my web page … voyance gratuite

  • comment-avatar
    Anônimo 11/06/2013 (16:13)

    Τheѕe are rеally enormous iԁeaѕ іn
    about blοggіng. You have touched some nice fаctoгs herе.
    Any way κеep up wгinting.

    Hаνe а lοοk at my webpagе;
    disque dur SSD

  • comment-avatar
    Leila 12/04/2011 (14:45)

    Esse é maravilhoso! Já comi feito pela própria e realmente a receita pode ser adotada com a certeza de uma sobremesa fácil e saborosa.

  • comment-avatar
    lady.santiago 29/03/2011 (01:36)

    ooolha que honra 😀
    essa é a maior prova de que a receita é fácil, gente! até EU consigo fazer muito bem… hehe
    segredo: acertar o tempo de forno.
    o resto é mais que prático 🙂

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.