Creme de Cogumelos

Preparamos esta receita num dos nossos encontros mensais na casa do nosso Chef amigo Braz. Pensem numa entrada deliciosa e chique. Pode ser servida como lanche.

Creme de Cogumelos

Ingredientes

  • 4 porções 500g de cogumelos frescos fatiados;
  • 01 cebola média picada
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • ½ xícara de vinho tinto seco
  • 500ml de creme de leite fresco
  • 01 gema

Método

  1. Refogue 1/2kg de cogumelos frescos fatiados com uma cebola média picada e uma colher de chá de manteiga. Acrescente meia xícara de vinho tinto seco, abaixe o fogo e deixe que cozinhe por 15 minutos. Adicione 500ml de creme de leite fresco e mexa cuidadosamente. Desligue o fogo e reserve.
  2. Estique a massa folhada na bancada e corte em círculos. O ideal é que os círculos tenham meio centímetro a mais que o tamanho da circuferência de um ramequim, pois eles (os círculos) servirão como uma tampa para o ramequim. Eu costumo virar um ramequim contra a massa para facilitar e não haver erro na medida. Agora, coloque o creme nos ramequins, enchendo somente até um pouco mais da metade. Polvilhe parmesão ralado e tampe com os círculos de massa, virando a sobra de meio centímetro para baixo, apertando cuidadosamente com os dedos, fazendo uma bordinha.
  3. Não precisa passar água nem ovo para que a massa grude no ramequim. Basta apertar firmemente. Pincele uma gema de ovo sobre a massa e leve ao forno alto por dez minutos ou até que a massa asse. Preste muita atenção, pois ao assar, a massa folhada estufa, dando forma a um cogumelo grande. Não deixe que ela estoure, pois vai perder toda a graça! Para comer, é simples: vá quebrando a crostinha de massa folhada com uma colher. Os farelos da massa vão se juntar ao creme, fazendo a vez de croutons. O queijo parmesão derretido além de enriquecer o sabor do creme dá a cada colherada, um toque “puxa-puxa” super especial.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

1 Resposta para "Creme de Cogumelos"

  • comment-avatar
    Ariana 01/04/2011 (16:36)

    Jesus Cristo, mãe! Tô babando aqui só de ler…

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.