Arroz con Pato (Arroz com pato ou patada – Prato típico do campo do Peru)

Aqui em casa os aniversariantes fazem a escolha do cardápio para comemorarmos a data em família.  No  mês de maio, temos duas lindas aniversariantes e, para alegria geral, elas pediram que eu fizesse pratos peruanos. Como fui há pouco tempo ao Peru e gostei demais da culinária de lá,  trouxe alguns livros de culinária e estava aguardando a oportunidade para testar algumas receitas. Assim foi feito. Entreguei os livros de entrada, prato principal e bebidas para elas selecionarem o que queriam comer. Escolheram como entradas cebiche, guacamole com camarão, vinagrete de polvo e, como prato principal, arroz de pato. Aproveitei e fiz “causa”, um prato com batata amarela  e frango, delicioso. Outro dia divulgo a receita dessa “causa”.  Como drink,  fizemos, ou melhor, a Isadora, que tem um pezinho no Peru, fez o pisco sour.

 
Sábado fomos às compras, supermercado, mercearias e Ceasa  Encontramos quase todos os ingredientes. Os que não encontramos usamos substituição. No domingo fizemos o almoço. O resultado foi ótimo. Tudo deu certo, e as meninas ficaram felizes. Filhas felizes, mãe feliz também.
 
Assim, hoje posto a receita de arroz com pato. Essa receita é do interior do Peru. Do campo, como dizem lá, ou da roça, como falamos aqui.  Fazendo um trocadilho, no Brasil temos a galinhada, e lá eles tem a patada.
 
 

Arroz con Pato (Arroz com pato ou patada - Prato típico do campo do Peru)

Serve : 06 pessoas

Ingredientes

  • 2 copos de 200 ml de arroz
  • 100 gramas de manteiga
  • 1 pato inteiro cortado em pedaços. Comprei pacotes do pato em pedaços da marca germana . Cada pacote tem 1,2 quilos. Usei dois pacotes para 6 pessoas, exclui os pedaços de pescoço e os miúdos.
  • 4 cebolas picadas
  • 1 copo de coentro fresco ½ copo de pimentão amarelo picado
  • 4 copos (800 ml) de cerveja preta
  • 1 tomate grande
  • 1 cenoura grande
  • 1 medida de pisco (50 ml). Se não tiver o pisco pode substituir por cachaça ou grapa.
  • 1 copo de água
  • 1 copo de ervilha fresca congelada
  • Sal a gosto
  • Cominho a gosto
  • Pimenta dedo de moça a gosto

Método

  1. Numa tigela, coloque o pato em pedaços, o pisco, metade do alho, sal, pimenta e cominho. Misture bem e deixe descansar em geladeira por, no mínimo, duas horas ou de um dia para ou outro. Escorra a marinada do pato e reserve.
  2. Numa panela grande, esquente a manteiga e doure bem o pato. Depois de dourado retire os pedaços de pato e reserve. Na mesma panela, doure uma colher de alho picado, as cebolas picadas em cubinhos. Acrescente o coentro, sal, pimenta, cominho e o pimentão picado. Incorpore o pato e o que sobrou da marinada (tempero do pato que estiver na vasilha em que o pato ficou marinando). Coloque água até cobrir o pato. Cozinhar em fogo lento até o pato estar cozido.
  3. Agregue a água e a cerveja. Quando ferver, acrescente o arroz, o tomate, a cenoura (cortada em cubos) e a ervilha. Prove o tempero e ajuste, se for o caso. Feche a panela e cozinhe em fogo lento por 15 minutos aproximadamente. Até que o arroz esteja no ponto desejado. Decore com tiras finas de pimentão amarelo (aji amarillo). Decorei com cheiro verde.

Informação Adicional

Livro: Cocina Peruana - nustro sabor para el mundo.
Carlos Runcie Tanaka

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Arroz con Pato (Arroz com pato ou patada - Prato típico do campo do Peru)"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.