Capadócia – Turquia

Estivemos em Istambul por três dias antes de irmos para a Capadócia. Para ver o post sobre Istambul clique aqui.

A Capadócia é um lugar singular. Tem clima árido e paisagens em tons pastéis. As formações rochosas feitas pelo tempo durante séculos, chamadas de “chaminés de fadas”, as casas esculpidas nas montanhas e as cidades subterrâneas construídas pelos cristãos primitivos nos deixam reflexivos sobre o dia de hoje e sobre a vida dos nossos antepassados.  O passeio de balão ao nascer do sol permite visões espetaculares da natureza e também da multidão de balões que fazem o mesmo passeio simultaneamente. Um passeio imperdível.

Chegamos em Ürgup, na Capadócia, no final da tarde. Voamos com a Turkish Airlines de Istambul para Nevsehir e de lá seguimos com transfer contratado pelo Booking.com para o hotel Yunak Evleri Cappadocia, um hotel caverna. A estrutura é toda embutida na montanha e as janelas/portas ficam de frente para a cidade/vale de Ürgup. O visual e a história do hotel são muito interessantes. 

Hotel Yunak Evleri

Depois de uma soneca saímos para conhecer o centrinho de Ürgup. Passamos por uma Feira da Uva de Ürgup e lanchamos no Café e Restaurante Han Çiragan, primeiro lugar que avistamos. Não muito bom.

A cidadezinha estava um agito só. Foi legal ver os locais passeando pela cidade e aguardando um show musical que iria acontecer logo mais tarde. Não ficamos para o show pois teríamos que sair para o passeio de balão às 4h25.

Ürgup – locais fazendo pães na feira da uva.

No dia seguinte, saímos para o passeio de balão contratado com a Royal Balloon.

O passeio foi fantástico! Já havíamos voado de balão anteriormente, mas como na Capadócia não há igual. Nada se compara à quantidade de balões no céu, as cores, a paisagem, a temperatura, as cavernas e as cidadezinhas encravadas nas rochas. Ver o sol nascer entre as montanhas e banhando as formações rochosas da região, enchendo-as de cores, é uma sensação indescritível.

Passeio de balão.

Voltamos ao hotel e, depois do café, iniciamos o primeiro dos dois dias do Tour na Capadócia, com guia turco falando português. Os tours foram contratados com a Get Your Guide.

Nesse dia, começamos conhecendo o Museu a Céu Aberto de Göreme. São monastérios da época cristã, entre os séculos II e XI. Há pequenas igrejas, cozinhas, refeitórios e até um cemitério. Nas igrejas, afrescos com pinturas (desgastadas) do Antigo e Novo Testamentos. Impressionante. 

Museu a Céu Aberto de Göreme

Depois visitamos o Vale da Imaginação (pedras naturais com formas de animais e outras figuras, o Vale do Amor (pedras com formas fálicas), a cidade de Avanos (onde almoçamos) e o Rio Vermelho, o mais extenso da Turquia. Avanos é a cidade da cerâmica, onde visitamos a olaria Chez Galip. A argila/barro para elaboração das cerâmicas são retiradas do Rio Vermelho. 

Vale da Imaginação

Vale do amor.

Fábrica de cerâmica em Avanos – Olaria Chez Galip.

No retorno para o hotel passeamos novamente pelo centro charmoso de Ürgup.

À noite jantamos no Restaurante Pumpkin, em Göreme, cujo chefe prepara o menu diariamente de acordo com a disponibilidade dos ingredientes locais, incluindo especiarias que ele mesmo prepara. Tivemos duas entradas: sopa de lentilhas e salada. O prato principal foi lamb shank. A sobremesa foi sorvete de leite de cabra com alfarroba, baklava, pêssego, morangos e figo. Maravilhoso!!! No final, ao elogiarmos o tempero dos pratos, o chefe deu-nos uma amostra de uma especiaria preparada exclusivamente por ele. Após o jantar, caminhamos pela rua principal de Göreme vendo as lojas de souvenir que são muitas até voltarmos ao hotel.

No outro dia visitamos:

Vale dos Monges –  é um lindo vale com pilares de terra onde os monges faziam as suas casas escavadas e viviam isolados para suas meditações.

 

Vale dos Monges.

Vale dos Pombos – um vale cheio de formações rochosas onde os moradores faziam suas casas e criavam pombos mensageiros ou como animais de estimação. É uma visão parecida com o que imaginamos de outro planeta assim como todos os vales da Capadócia.

Vale dos Pombos

Castelo de Ukhisar –  um castelo encravado numa rocha de origem vulcânica construído antes de Cristo e que serviu de fortaleza e refúgio para os primeiros cristãos durante o período romano, e a outros povos em outras épocas anteriores e posteriores.  A fortaleza é um autêntico labirinto que inclui capelas, mosteiros, habitações, refeitórios, armazéns e salas comuns, ligados entre si por uma rede de galerias empilhadas em vinte andares.

Castelo de Ukhisar

A cidade subterrânea de Ozkonak – fica a quatorze quilômetros da cidade de Avanos. Foi descoberta em 1972 pelo local Latif Acar, quando trabalhava em seu jardim. Nós tivemos o privilégio de conhecer esse senhor. Ele tem uma loja de café e souvenir em frente à cidade subterrânea e nos deu autógrafo em uma revista onde tem uma reportagem sobre a descoberta com a sua foto.

A exemplo das demais cidades subterrâneas, possui manjedouras, caves, galinheiros e etc.  Foram descobertos dez andares, até uma profundidade de quarenta metros, sendo que somente quatro deles estão abertos ao público. Apesar das cidades subterrâneas terem sido construídas entre 1.300 a 1.800 a.c, os cristãos as aprofundaram, para proteção contra a perseguição religiosa.

Cidade subterrânea de Ozkonak

Red Valley –  uma área com diversas formas rochosas em tons avermelhados.

Red Valley

Na última noite na Capadócia jantamos no Restaurante Prokopi, bem perto do hotel. Gostamos muito. Comemos o famoso kebap no pote, no qual o garçom quebra o pote para servir o conteúdo. A forma de servir chama a atenção, mas não deixa de ser uma carne bovina cozida com especiarias.

Na dúvida sobre o que comer nos restaurantes pedíamos mezze – uma seleção de pastas, legumes e outros quitutes salgados. Mezze em turco significa refeição rápida ou entrada. Gostamos das esfirras de queijo. A massa é deliciosa e são bem recheadas.

Kebab no pote.

Mezze

Esfirra de queijo

Estivemos na Capadócia por três dias inteiros. Achamos que o tempo foi suficiente para conhecer os principais pontos com calma. Foram dias maravilhosos.

Fizemos a viagem na primeira quinzena do mês de setembro. O clima estava ótimo, fresco.

 

Sem Respostas para "Capadócia - Turquia"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.