Istambul – Turquia

Istambul foi o primeiro destino de uma viagem de trinta e sete dias. 

Na Turquia, visitamos Istambul, Capadócia, Kusadasi, Éfeso (Selçuk), Pamukkale, Hierápolis, Esmirna (Izmir), Pérgamo (Bergama), Laodiceia (Eski-hissar), Sardes (Sart), Filadélfia (Alaşehir), Tiatira (Akhisar), Çanakake, Bursa e as Ruínas de Tróia.

Saímos de Brasília em voo da LATAM para Barcelona com conexão em Guarulhos. De Barcelona para Istambul seguimos pela Turkish Airlines. 

Istambul é a capital do país, com uma história antiga e interessante. Já foi chamada de Bizâncio e Constantinopla, essa última em homenagem ao imperador Constantino, quando a cidade era a capital do Império Romano do Oriente. Uma cidade grande dividida entre a Europa e a Ásia pelo estreito do Bósforo. Na parte antiga da cidade, que fica do lado europeu, estão os monumentos culturais que mostram a passagem dos muitos impérios que governaram a Turquia.

Ficamos hospedados em Beyoglu, que antigamente se chamava Pera, no Hotel Peradays.

Passeamos por Istambul por três dias. Achamos que foi tempo suficiente para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Na tarde do dia que chegamos saímos para jantar e dar uma volta pela Rua Istiklal até a Praça Taksim, parando para ver as pessoas, lojas e artistas de rua. Gostamos da recepção.

No primeiro dia visitamos:

Topkapi Palace – Palácio onde moravam os sultões da época do Império Otomano, séculos 15 a 19.  Grande símbolo do Império Otomano. Um complexo grande com vários prédios e muitas histórias. Considerado um dos passeios mais importantes de Istambul. Tem uma visão linda do Mar de Mármara e da parte asiática da cidade. 

Vista do Bósphoro a partir do Palácio Topkapi

Museu Hagia Sophia – o nome Hagia Sophia quer dizer Sagrada Sabedoria. Foi igreja católica no império romano, mesquita no império otomano e finalmente transformado em museu em 1935 pelo Presidente Ataturq, depois da Proclamação da República. Foi considerada a maior catedral do mundo por muitos anos. Tem uma enorme cúpula (domo) com arquitetura bizantina. Visita obrigatória.

Nesse dia almoçamos no Restaurante Nars Brasserie, perto da Hagia Sophia. Iniciamos a degustação dos pratos típicos, Kebab e charutos de folha de uvas.

Museu Hagia Sophia

Charutos

Cisterna Basílica –  antigas cisternas da época romana. Conhecida também como Palácio Submerso. São depósitos construídos para que a cidade tivesse água em caso de ataques.  Possui muitas colunas altas com estilos variados, vez que foram reutilizadas de antigas estruturas e monumentos. O passeio é feito pelas passarelas que ficam acima da água. No dia da visita não havia água. Só o Silas entrou.

Cisterna Basílica

Mesquita Azul  – é simples e linda. Destacam-se alguns mosaicos da época romana, a exemplo de um com Justiniano, Jesus e Constantino. Ela possui seis minaretes, o que determina o grau de importância da mesquita para o Islamismo.  Foi construída de 1609 a 1616. Ela não é azul por fora, mas por dentro há milhares de azulejos que, com o reflexo dos vitrais das inúmeras janelas do templo, dão o tom azulado.

A entrada é gratuita. Não se pode entrar de sapatos e as mulheres têm que ter os cabelos e ombros cobertos. Eles fornecem lenços para as que não estiverem de acordo.

Mesquita Azul

Grand Bazaar –   um labirinto de lojas de que vendem de tudo: couro, jóias, seda, tapeçarias, porcelanas, especiarias e muitos outros artigos.  Uma muvuca organizada. Um passeio imperdível.

À noite jantamos no restaurante Mikla, considerado como um dos melhores do mundo. O restaurante fica no Rooftop do Hotel Marmara Pera, e proporciona uma linda visão do canal que separa a parte antiga com o bairro Beyoglu (Pera). Boa comida e excelente atendimento.

Grand Bazaar

Grand Bazaar

Agrado do Chef no Restaurante Mikla

No segundo dia visitamos:

Nesse dia o tour foi de van com a Guided Istambul Tour. Saímos direto para o Mercado das Especiarias. Lindo e muito bem organizado. Temperos, frutas in natura, frutas cristalizadas ou passas, queijos, cafés, chás e muitos outros. Um deleite para o paladar e o olfato. Gostamos de muitas coisas mas compramos pouco. Nem tudo se pode levar para o Brasil, e a viagem estava só começando!

À noite fomos curtir uma experiência diferente em Istambul: jantar com pessoas locais na casa deles. Contratamos pelo eatwith, serviço que já havíamos utilizado em outras viagens. Dessa vez foi na casa do Emir, um turco muito simpático, que vende o jantar chamado “Dining Over The Bosphorus”. Na casa dele estavam sua tia Nunu (que era a cozinheira) e seu tio Turgup, todos muito legais. O cardápio foi completo – entrada, prato principal e sobremesa, todos com comida tradicional turca. Detalhe: pensamos que a entrada era o prato principal e comemos muito. Quanto eles avisaram que os pratos principais ainda viriam, ficamos “apavorados!”. Mas no final demos conta e gostamos muito.

Mercado de Especiarias

Entradas típicas degustadas na casa do Emir.

Passeio de barco pelo Bósphoro – um passeio pelo estreito que fica entre a Europa e a Ásia, com a empresa Guided Istambul Tour. Um passeio bonito e necessário para entender melhor a divisão da cidade em dois continentes. O Bósforo faz ligação entre os mares Mármara e Negro. Durante o passeio  é possível ver muitas lindas mesquitas, lindas casas, restaurantes, jardins, templos, palácios e … no retorno vistamos o Dolmabahce Palece.

Margens vistas do passeio pelo Bósphoro.

Dolmabahce Palace – palácio de estilo europeu construído entre 1842 e 1853 localizado no lado europeu do Bósphoro. Foi centro administrativo do Império Otomano. As salas principais são decoradas com lustres gigantes de cristal e possui a maior coleção de lustres de cristal Boêmia e Baccarat do mundo. Tem uma escadaria com os pilares todos em cristal, lindíssima! Possui sistema de ventilação natural aproveitando a brisa que vem do Bósphoro. 

Ao final da visita tomamos um almoço/lanche da tarde na cafeteria do palácio. Logo após a guia fez um tour conosco pela praça Taksim, de onde voltamos a pé caminhando pela movimentada rua Istiklal, com uma parada na doceria Haziz Mustafa para um chá de romã e sorvete de pistache. 

Um dos portões do Palácio Dolmabahce

Rua Istiklal

Doceria Hafiz Mustafa

No terceiro dia:

Começamos o dia com um tradicional banho turco em um local indicado pelo hotel, chamado Çucurcuma Hamami.  Eles dizem que tomam esse banho uma ou duas vezes ao ano. Entregar-se para outra pessoa te dar banho é uma experiência bem diferente. 

Sala de chá do banho turco Çucurcuma Hamami.

As 14h00 começamos nosso Street Food Tour, operado pela Karavan Travel e adquirido da VIATOR. Foi um passeio bem interessante. Começamos pelo lado europeu (İstiklal) e depois atravessamos de ferry para o lado asiático. No roteiro, café turco, sanduíche de tripa de carneiro, baklava (na tradicional doceria Karakoi Gulluoglu), mumbar – tripa de carneiro com arroz de trigo, sorvete com leite de cabra e simit, a rosca do pão turco. Amamos o programa. Achamos apenas que faltou um kebap e um charuto de uva. O guia Iko foi fantástico. 

Voltamos de táxi para a região do nosso hotel. Passeamos novamente pela Rua İstiklal (sempre ela), e saboreamos uma salada deliciosa no Loco de Pera.

Café Turco

Sanduíche de tripa de carneiro frita

Baklava da doceria Karakoi Gulluoglu

Tulumba

Mumbar – tripa de carneiro com arroz de trigo

O café da manhã turco tem ingredientes diferentes do que estamos acostumados. Por exemplo: Tomate, pepino e azeitonas.

Café da manhã do hotel Paradays, que segue a tradição turca. Depois ainda servem iogurte, pães, ovos e outras gulodices.

Ah! Lembrando que cometemos algumas gafes linguísticas em Istambul. No primeiro dia vimos algumas lojas com letreiros em vermelho “INDIRIM”. Pensamos: deve ser uma cadeia poderosa de lojas. Depois descobrimos que significava “liquidação”. Estávamos procurando estacionamento para o carro e todos tinham o nome Oto Park. Eita Oto poderoso esse!!! Mas na verdade era “automático” parking. Finalmente pensamos que o nome do novo aeroporto de Istambul era Halivamani, mas esse é o significado turco de aeroporto!!! O novo terminal ainda não tem nome!

Istambul foi uma experiência fantástica! Cidade feliz, cheia de sons, luzes, colorida e como uma energia muito boa!

No dia seguinte seguimos para interior da Turquia.

Serviços:

Os transfer aeroporto/hotel e hotel/aeroporto, foram reservados com a Booking.com, por sua subsidiária Rideways.

O hotel foi reservado também pelo Booking.com.

Para comprar as passagens aéreas fizemos pesquisas pelo Skyscanner, que indicava os melhores preços e fazia link com os sites das próprias companhias aéreas.

 

 

Sem Respostas para "Istambul - Turquia"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.