Londrina, Paraná

Durante minhas férias de Julho de 2012, passei dois dias em Londrina – PR. Sem compromissos, fiquei com um “olho mais atento” para a cidadePosts

Londrina é uma das cidades que eu e o Silas amamos. O Silas havia morado por cerca de 8 anos, e voltamos para lá, já casados e com as duas filhas, morando entre 1996 e 2004, quando então nos mudamos para Brasília.
Londrina (pequena Londres) é, na minha opinião, a mais bela cidade do norte do Paraná. Colonizada por ingleses, conta atualmente com cerca de 600 mil habitantes.
A cidade tem perfil universitário, agropecuário e agroindustrial. Conta com bons hotéis e restaurantes. Todavia, quando falamos de gastronomia em Londrina nos lembramos, sempre do(a):
1 – Restaurante Strassberg, localizado no Distrito da Warta. Além de pratos alemães, há excelentes tortas e biscoitos deliciosos. Apreciamos muito um prato de origem polonesa, chamado pirogi, uma espécie de pastel com molho de natas e bacon.
2 – vitamina da Quitanda Sergipe, na rua do mesmo nome, deliciosa e com fórmula única e secreta. Para acompanhá-lá, o também delicioso pastel.
3 – suco de frutas do Renato, na Estação Rodoviária. Todos são uma perdição.
4 – Mercado Shangri-lá – mercado gourmet da região. Para executar uma receita que possua ingredientes diferentes ou incomuns é lá que serão encontrados. Podem ser encontrados frutas e verduras de qualidade, pasteis e cafés, carnes tradicionais e exóticas, peixes, assados, tortas, produtos japoneses, grãos, vinhos, temperos especiais, flores, jornais e revistas, presentes e etc. Além disso, o Mercado é um ponto de encontro dos londrinenses aos domingos de manhã.
Quando moramos em Londrina costumávamos ir a vários restaurantes, dentre os quais o La Gondola (italiano), o Vila Fontana (contemporâneo), o do Toninho que serve arroz de bacalhau, carreteiro e outros diretamente na panela que foi feito. 
Depois que nos mudamos, voltamos somente ao Restaurante do Toninho, que continuava com o mesmo padrão.
Dessa vez, convidada pelos amigos João Dias e Lourdes, estivemos em um restaurante italiano chamado “Vittorio Emanuelle II”, na Avenida Higienópolis. O restaurante tem ambiente agradável e aconchegante. Os proprietários Cristina e Alessandro (restauranteur) nos receberam muito bem. Ela é responsável pela recepção dos clientes, fazendo isso com muita atenção e simpatia. O chef Alessandro Saba é italiano da região da Sardenha. Saboreei “zupetta di vongole”. O João e a Lourdes escolheram filé ao whisky, o dele acompanhado de risoto de aspargos e o dela com aspargos frescos salteados na manteiga. Finalizamos com um delicioso café e licor “limoncello” feito pela casa. A carta de vinhos tem uma boa relação custo-benefício. Enfim, recomendamos.
Para os interessados em conhecer seguem o endereço e o site:
www.vittorioemanueleii.com. Av. Higienópolis, 436, Londrina, PR, telefone (43) 3024-1819.

Quem conhece Londrina sempre volta. Para os que não conhecem recomendo uma visita a essa pequena Londres.
Existem, ainda, vários lugares para café ou lanche, tais como Mister Cuca,  Pátio São Miguel (atende 24 horas), Holandesa e outros. Não posso deixar de registrar que gostamos de tomar um delicioso café e comer pão de queijo no Café Via Bosque, que fica no térreo do edifício São Paulo Towers, na Rua Piauí (centro da cidade), da nossa querida amiga  Zeli Loss.

(imagens copiadas)

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Londrina, Paraná"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.