Costa do Sauípe e Praia do Forte – Bahia

A Bahia é tudo de bom. Sou fã. Nossa estadia foi premiada com a companhia do sol até o dia da volta. Nesse dia, fomos para a Praia do Forte com nossa amiga, Dilza,  de Salvador, que com carinho mostrou a cidade com os olhos de quem conhece bem o lugar. Foi ótimo.

Falando um pouco da Costa do Sauípe. Ficamos hospedados no Hotel Sauípe Park. Esperava mais do Hotel, as instalações precisam de manutenção/atualização e os funcionários de treinamento. No restaurante, com frequência tínhamos que ficar na fila da xícara para tomar o café da  manhã, e do prato ou talher para  servir o almoço. Da outra vez que estivemos por lá ficamos hospedados no Breezes que, à época, em 2004, achamos excelente.
Fora isso, é muito bom estar na Bahia, mais especificamente na Costa do Sauípe. Não tem preço acordar e ouvir o som dos pássaros,  do mar, ver o brilho do sol e os coqueiros balançando ao vento. Ter a opção de escolher ficar na piscina tomando um drinque e admirando o mar logo ali ou ir à praia e acompanhar o bater suave das ondas. Ficar embaixo de um gigantesco guarda sol tomando uma cerveja ou caipiroska e sentir  a carícia e o perfume da brisa.
A praia é, no meu caso, o único lugar que não dá preguiça de fazer uma longa caminhada –  pode ser de manhã ou no final do dia. Fizemos caminhadas todos os dias.
À noite, é obrigatório passear na Vila Nova da Praia e ver as apresentações musicais que acontecem no coreto.  Assistimos apresentação de MPB com violão e forró. Fizeram um concurso de dança com premiação para os vencedores.
Estávamos planejando ir à Praia do Forte, quando nossa amiga nos convidou. Aceitamos sem pestanejar. Fizemos isso no dia do retorno a Salvador. A chuva não deu trégua. Encaramos a danada de frente e vagueamos pela rua, praia e pelo complexo do Projeto Tamar,  um belo projeto conservacionista brasileiro dedicado à preservação de espécies de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.
A cidade é muito charmosa. Fazia muito tempo desde a última vez que estivemos lá. Achei uma delícia caminhar pela rua principal, fazer compras e comer. Tem várias opções de restaurantes, bares e cafés de qualidade. Comemos o tradicional bolinho de peixe no Bar do Souza e almoçamos uma deliciosa moqueca de peixe com camarão no Terreiro Bahia, cozinha de autor*, onde a responsável pela cozinha é a Chef Tereza Paim. Logo depois do almoço tomamos café com  brownie, no Tango Café. Nessa praia,  acontece o Festival de Gastronomia Tempero do Forte.
Tanto a Costa do Sauipe quanto a Praia do Forte ficam no litoral norte de Salvador, seguindo pela Linha Verde, no município de Mata de São João.
Trouxe ingredientes para fazer a receita de acarajé da Silvana, uma baiana, muito simpática,  que faz os acarajés para os hospedes do hotel Sauípe Class. Assim que fizer postarei a receita.
Agora, seguindo na rotina e já com saudades da Bahia.
*Cozinha de autor é quando o cozinheiro segue seus instintos/conhecimentos e cria seu cardápio sem necessidade de influências de outrem.
Sites:
Projeto Tamar:
Informações sobre o Tango Café

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Costa do Sauípe e Praia do Forte - Bahia"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.