Coalhada Árabe ou Síria

Gosto muito e sempre compro coalhada àrabe, também chamada de coalhada síria, para comer de entrada com pão sírio e outros pães.  Num jantar árabe na casa de amigos serviram uma coalhada maravilhosa e quando perguntei onde tinham comprado, responderam que era caseira. Como assim caseira? Não havia pensado que eu poderia fazer a minha coalhada. Logo nasceu a vontade de arriscar uma receita. Assim, nesses dias de quarentena em que estou com tempo de sobra, resolvi fazer. Depois da terceira tentativa ficou exatamente do jeito que gosto.

Depois de várias pesquisas percebi que a receita é meio padronizada. O que muda, de acordo com o gosto, é o tempo de espera e de coa da coalhada. Quanto mais tempo esperar para coar mais ácida vai ficar.  Quanto mais tempo ficar coando mais firme ficará. O importante é que o resultado pode ficar do jeito que a gente gosta.

A seguir a receita.

Ingredientes:

2 litros de leite integral

1 copo de iogurte natural integral e sem açúcar

Modo de preparo:

Coloque o leite para ferver. Depois de fervido desligue o fogo e espere esfriar até chegar aquarenta e cinco graus. Para quem não tem termômetro, coloque o dedo e conte a até dez, se aguentar está bom. O processo de esfria demora por volta de trinta a quarenta minutos. Cuidado para não pôr o dedo com o leite muito quente e não se esqueça de lavar a mão antes.

Estando o leite na temperatura certa, coloque num refratário/tigela com tampa e acrescente o iogurte. Misture bem.

Embrulhe em um pano e coloque no forno desligado, ou armário, por 48 horas.  O tempo faz a diferença de sabor entre uma e outra. Pode ficar de 24 a 48 horas. Esse tempo determina a acidez da coalhada. Não deve ser movimentada nesse tempo.

Embrulhada

Passadas as 48 horas coloque a coalhada (*) para escorrer/coar. Pode-se coar em um saco de tecido, ou com um pano de prato em cima de uma peneira, ou com uma coadeira de macarrão. Em qualquer alternativa deve-se colocar uma vasilha em baixo para armazenar o soro. Leve à geladeira por oito horas ou até a textura que gostar.  Retire e está pronta para servir ao natural. Se quiser pode temperar com sal a gosto.

Depois de 48 horas e antes de coar.

Utensílios que usei para escorrer o soro.

 

Pronta para ir à geladeira.

A coalhada pronta.

(*) nesse ponto temos a coalhada normal, a brasileira.

 

Sem Respostas para "Coalhada Árabe ou Síria"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.