Santorini – Grécia

Santorini é um dos principais destinos na Grécia. É uma ilha linda e cheia de encantos. Fica no mar Egeu e foi dividida em seis ilhas depois de uma erupção vulcânica no século XVI a.c., formando um arquipélago. Tem aproximadamente dezesseis milhões de habitantes e sua capital é Fira, que está localizada no topo de um rochedo íngreme de frente para a lagoa da caldeira. A caldeira, uma cratera vulcânica submersa, tem profundidade que possibilita a chegada de grandes navios de turismo em Fira para visitar a ilha.

Para todos os lugares que o olhar alcança há beleza, seja pelo azul do mar ou pela cor branca das construções.  Estar em Santorini é uma benção. As principais cidades são Fira, a capital, e Oia.

Chegamos de manhã em Santorini vindo de Heraklion, Creta, de ferry boat da empresa Minoan Lines.  Já no porto pegamos o carro alugado na Kronos e seguimos para o hotel Apanemo Hotel e Suítes, que fica no bairro chamado Akrotiri. O hotel é charmoso e tem uma vista maravilhosa para a caldeira. Um dos melhores cafés da manhã da viagem, simples, gostoso e completo.

Depois de uma bela recepção no hotel, com direito a vinho, petiscos e fotos nossas da sacada do apartamento, com vista espetacular da Caldeira, saímos para almoçar e conhecer a Red Beach, uma praia bem diferente e de acesso de média dificuldade. Também pode ser acessada por barcos.  Fizemos isso em outro momento. Não achamos uma praia boa para banho, mas sim de contemplação e para tomar sol.

Sacada do quarto do Apanemo Hotel & Suites.

Quarto do Apanemo Hotel & Suites.

Red Beach

Em seguida conhecemos o centro de Akrotiri, minúsculo, e depois fomos conhecer a Santo Wines, a mais famosa vinícola de Santorini.  Fizemos uma deliciosa degustação de vinhos e assistimos a um lindo pôr do sol.

Degustação na Santo Wines.

Pôr do sol na Santo Wines.

O próximo destino foi Thira (pronuncia-se Fira). Linda e fantástica, com as casas brancas e o mar azul escuro. Sentimo-nos verdadeiramente na Grécia.

Tira, capital de Santorini.

Catedral Metropolitana Ortodoxa, em Fira.

Depois de zanzar sem rumo pelo labirinto de lojas e restaurantes, acabamos lanchando no Elia, saboreamos uma deliciosa mussaka, prato típico feito de berinjela. Em seguida, em razão do frio, corremos de volta para o hotel…

No dia seguinte saímos cedo para um cruzeiro em pequeno grupo num catamarã organizado pela empresa SPIRIDAKOS PLEASURE YACHTS P.Y.M.C e adquirido pela Get Your Guide. O passeio partiu do Porto Ammoudi, navegando próximo às cinco ilhas que formam o arquipélago de Santorini, com paradas para banho de mar nas praias brancas e vermelhas e outra para mergulho com snorkel. Vistas de cavernas e formações rochosas impressionantes.  O almoço foi a bordo, com qualidade razoável. Foi um dia para sentir-se bem, em um ambiente lindo e vistas maravilhosas. Super relaxante.

Entorno de uma das ilhas que compõem Santorini – vista do barco.

Entorno de uma das ilhas que compõem Santorini – vista do barco.

White Beach

Ao cair da tarde fomos passear por Oia, uma pequena cidade fincada em um penhasco com charmosíssimas lojas e cafés, e a já previsível linda vista do mar com as casas brancas e igrejas também brancas com cúpulas azuis. Caminhamos pelas ruas sem compromisso admirando o pôr do sol que é visto quase que por toda a cidade, deixando-a com clima romântico.  Terminamos nossa noite jantando no restaurante  1800 – Floga Restaurant, localizado em uma mansão construída por volta de 1845. O edifício é a casa típica de um capitão santorino. Tem uma vista maravilhosa e os pratos são deliciosos.

Igreja de Panagia de Platsani, em Oia.

Oia.

 

1800 – Floga Restaurant.

1800 – Floga Restaurant.

Oia.

Oia.

Tiramos o outro dia para curtir um pouco de praia. Depois de algumas pesquisas escolhemos a praia Perissa, considerada a melhor de Santorini. Ao chegarmos lá não achamos tão interessante como imaginávamos e seguimos até a praia Perívolos, que é bem próxima, mais agradável e com ótima estrutura. A praia é de areia preta vulcânica com muitas, muitas pedras pequenas. A água do mar é gelada – deu saudades das praias do nordeste brasileiro. Andar a pé ou de chinelo é impossível: as pedras machucam os pés. A temperatura da água desencoraja o banho. Então, restou deitar ao sol e relaxar… Os guarda-sóis com cadeiras custam de 30 a 40 euros – a depender da localização dos mesmos.  Escolhemos ficar na estrutura do restaurante Seaside, onde almoçamos. Boa comida e ambiente muito agradável.

Como brasileiros concluímos que a beleza das praias da Grécia é estonteante, e servem para contemplação.

Praia Perívolos.

Peixe delicioso do restaurante Seaside.

À noite voltamos para Fira. Havia menos gente por que os turistas dos cruzeiros haviam voltado aos seus navios e estava um pouco frio. Depois de perambularmos pelas ruas da cidade, jantamos no Nikolas.  Conhecido como um dos restaurantes mais antigos de Tira. Dependendo do horário há uma enorme fila de espera. Achamos o pessoal mal humorado e os pratos que escolhemos não tinham nada de mais. 

O último dia foi para conhecer as vilas de Pyrgo, Firostefani e Imerovigli.

Pyrgo tem uma população de menos de mil habitantes e faz parte do município de Fira. Fica a uns sete quilômetros de distância da capital. Um bom lugar para quem quer comprar souveniers. Têm bom preço.

Imerovigli é famosa principalmente por seu belo pôr do sol, que é chamado de “varanda para o mar Egeu”. Tem uma boa visão da Caldeira. Em Imerovigli conhecemos a cafeteria mais gostosa e charmosa da ilha, a Confetti. É uma Dessert Boutique.

Firostefani é bem perto de Fira, simples, mas também com belas paisagens e um lindo por do sol e vista da caldeira. 

No caminho aproveitamos para conhecer a Domaine Sigala, em Oia, que produz excelentes vinhos. Alguns vieram na mala.

Domaine Sigala.

Depois de uma pausa na piscina do hotel, fomos jantar no Lauda Restaurant, que fica no Andronis Boutique Hotel, em Oia, com cardápio assinado pelo Chef Emmanuel Renault, cujo restaurante francês Flocons de Sel tem três estrelas no Guia Michelin.  Gostamos muito. Escolhemos o vinho branco Estate Argyros 2014, feito com a uva assyrtiko, produzida somente em Santorini. Um jantar marcante pelos pratos, vinho, ambiente e a vista da caldeira.

Lauda Restaurant.

Sobremesa do Lauda Restaurant.

Estivemos em Santorini por três dias inteiros e quatro noites. Achamos suficiente para conhecer os principais pontos turísticos e ter tempo para curtir tudo com calma.

Visitamos a ilha na segunda quinzena de setembro/2019. Tinha muito vento e estava um pouco frio à noite.

De Santorini seguimos para Mykonos.

Santorini deixou saudades e um gosto de quero mais.

Nessa viagem visitamos seis ilhas gregas e Atenas. A seguir os links:

Rodes e Patmos – Grécia

Creta, Grécia

Mykonos – Grécia

Zakynthos – Grécia

Atenas – Grécia

Sem Respostas para "Santorini - Grécia"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.