ROCAMBOLE DE GOIABADA DA VÓ ROSA

Pensem numa “norinha” prendada. Digo norinha por que a Carol é esposa do Gi, meu filho do coração. Lourdes, não sinta ciúmes. Rose, você também não. Assim, ela é minha nora do coração.
Dia desses, fizemos um almoço aqui para comemorar a promoção da Carol, e de sobremesa ela trouxe esse delicioso rocambole.
Como sei que tudo o que ela faz é no capricho e não é de guardar segredo sobre suas receitas, propus que ela escrevesse a receita para que pudesse divulgar aqui no blog. Ela topou e escreveu a receita detalhada e com todas as dicas.
Detalhe: essa é uma receita de família.

Como disse que aqui só posto receita testada e aprovada, essa foi testada pela Carol e aprovada por todos daqui de casa.
Boa demais.

ROCAMBOLE DE GOIABADA DA VÓ ROSA

Ingredientes:

  • PÃO-DE-LÓ DE LARANJA (esse é bolo usado em todas as receitas da família):
  • 3 ovos
  • 2 copos de açúcar
  • 2 copos de farinha
  • 1 copo de suco de laranja (da fruta mesmo, espremido na hora)
  • 1 colher de sopa de fermento em pó *uso aquele copo americano, de 200 ml.
  • RECHEIO (faça antes ou enquanto o bolo estiver no forno)
  • 500 gramas de goiabada cascão
  • 1 copo de água

Métodos:

  1. Pique a goiabada e coloque numa panela com a água em fogo baixo. Deixe ferver e derreter a goiabada aos poucos (fica uma textura um pouquinho mais líquida que geleia). se achar que ficou muito líquido, deixe ferver por mais tempo. DEIXE ESFRIAR E RESERVE.
  2. PREPARATIVOS Deixe o forno pré-aquecendo (180 graus). Também já deixe a forma untada - eu uso uma forma retangular média (22cm x 32cm). Eu sempre coloco papel alumínio forrando a forma (por preguiça de lavar forma de bolo cheia de farelos! e depois unto com margarina e polvilho farinha de trigo.
  3. O BOLO Numa batedeira, bata as claras em neve em picos bem firmes (aquele que vira de ponta cabeça e não cai). Sem parar de bater, junte as gemas - uma a uma. Bata até ficar um creme claro e junte o açúcar aos poucos. Bata por mais uns 3-4 minutos até aumentar o volume e ficar um creme bem fofinho. Tire da batedeira e coloque a farinha peneirada aos poucos, alternando com o suco de laranja. Mexa com cuidado, de baixo pra cima, para a massa continuar fofinha. Por último, misture o fermento em pó. Coloque na forma e ajeite com a colher (sem bater, nem chacoalhar muito pra massa não perder a fofura).
  4. O ROCAMBOLE Agora é que vem o segredo do rocambole! Antes do bolo sair do forno já estique sobre a mesa dois panos de prato (bem limpinhos!) - um ao lado do outro. Importante: o pano de prato tem que estar úmido (molhe embaixo da torneira e torça pra escorrer bem a água). Esse é o segredo pra não quebrar o bolo.
  5. E o rocambole tem que ser enrolado quente. Quando tirar o bolo já vire sobre um dos panos de prato. Com cuidado, retire o papel alumínio que ficou pra cima. Com uma faca de pão, corte o bolo ao meio (tem que ser bem ao meio, ou um rocambole fica gordinho e o outro meio sem massa - eu fiz isso!. Como o outro pano de prato úmido está ao lado, é só virar a parte cortado do bolo para o lado - a parte de dentro do bolo fica para cima. Recheie os dois rocamboles com a goiabada e com a ajuda do pano de prato vá enrolando. Deixe descansar enrolado no pano de prato por uns 10 minutinhos. Pode servir assim ou colocar na geladeira como minha avó faz.

Informação adicional

Essa massa pode ser recheada com quase qualquer coisa: outras geleias, doce de leite, brigadeiro...

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

7 Respostas para "ROCAMBOLE DE GOIABADA DA VÓ ROSA"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 29/01/2014 (13:52)

    Oi Alba! Desculpe-me pela demora na resposta. Você deve cortar o bolo ao meio de forma que fique com dois bolos de tamanhos/espessaras iguais. Dessa forma você fará dois rocamboles. Abraços.

  • comment-avatar
    Alba Alves 23/01/2014 (17:45)

    Como cortar o bolo ao meio? ele fica grosso?nao entendi essa parte.

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 07/07/2013 (15:22)

    Islene, Obrigada. É realmente muuuuito gostoso esse rocambole.

  • comment-avatar
    Islene Teles 30/06/2013 (10:42)

    Olá!
    Que delícia de rocambole.
    Amei teu blog, é um lugarzinho muito agradável com coisinhas deliciosas. bjs

  • comment-avatar
    Islene Teles 30/06/2013 (10:42)

    Olá!
    Que delícia de rocambole.
    Amei teu blog, é um lugarzinho muito agradável com coisinhas deliciosas. bjs

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 11/06/2013 (01:12)

    Valeu Ana, vou lá acertar. Beijos.

  • comment-avatar
    Anônimo 06/06/2013 (12:22)

    Muito bom uma receita "narrada" por uma jornalista, dá para imaginar os detalhes! No modo de fazer, está escrito para colocar as claras uma a uma, acho que seriam as gemas. Parabéns pela delícia!

    Ana – Londrina.

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.