Bordeaux e Paris – França

Hoje escrevo sobre uma viagem que fizemos à França, mais especificamente Paris e Bordeaux, em outubro de 2010.
 
O objetivo principal da viagem foi acompanhar o Silas, que foi a trabalho, e passear por Paris com o Julian, meu filho do coração, de Wermelskirchen, Alemanha. Ele foi até lá para nos ver.  Após o Silas terminar seus compromissos profissionais viajamos até Bordeaux para conhecer aquela lindíssima e deliciosa região da França.
 
Foi uma viagem maravilhosa. Passear por Paris pela terceira vez na companhia de uma pessoa tão especial  em  nossas vidas como o Julian e caminhar por Bordeaux conhecendo as melhores vinícolas do mundo com a pessoa que você ama, não tem preço.

Em Paris ficamos hospedados na região de Bercy, no hotel  Pulmann Paris Bercy. Recomendo.
Nessa região fica a Cour Saint Emilion, uma simpática e pequena vila com vários bons restaurantes e lojas, próximas à estação de metrô de mesmo nome. 
 
Para quem curte cinema, bem perto do hotel há o UGC Ciné Cité Bercy. Um prédio só de cinema. Assisti ao filme The Social Network (em português a Rede Social) com o Julian. 
 
Numa noite jantamos no Jean Restaurant. Um restaurante com poucos lugares, bons pratos e bom serviço. Tem uma estrela no guia michelin.  Preço alto.

Como era a primeira vez que o Julian visitava a cidade, fizemos os passeios tradicionais, tais como: Torre Eiffel, Louvre, Arco do Triunfo, Notre Dame, Invalides e outros. 

 
No restante do tempo fizemos passeios de meu interesse. Visitamos a E. Dehillierin, uma loja especializada em material de cozinha que tem administração familiar desde sua criação, em 1920. Tudo nessa loja é interessante. Vi muitos utensílios que não soube a finalidade. Lembra uma mercearia chique de época. Os utensílios ficam em prateleiras dos dois lados de corredores estreitos. Os preços são disponibilizados em uma relação e o próprio cliente faz a pesquisa. Para quem gosta de cozinha ou é açougueiro, padeiro, doceiro   etc, vale a pena conhecer. É uma loja peculiar. Nesse dia, visitamos outras lojas da espécie e a de departamentos Printemps.

Noutro dia saímos de manhã rumo ao Mercado das Pulgas.  Lá encontra-se de tudo, desde antiguidades valiosas até produtos novos vindo da China. Esse passeio foi ótimo. O mercado é um labirinto de ruas e becos. Olhei tudo com muita atenção e interesse, pois estava na fase de reforma do novo apartamento e foi uma ótima oportunidade de comprar  peças para ajudar na decoração.  
 
Na quinta à noite, 21.10.2010, saimos de  Paris, estação Montparnasse, de trem pela TGV em direção a  Bordeaux, ao custo de aproximadamente 118 euros por pessoa (ida e volta). Depois de 03 horas e 26 minutos chegamos na Gare Bordeaux Saint Jean, estação de trem. Ficamos hospedados no Etap Hotel Bordeaux Gare Saint Jean. Não recomendo.
Bordeaux fica no sudoeste da França. Atravessada pelo Rio Garonne, é a capital do departamento de Gironda. É considerada a região dos melhores vinhos do mundo. O que concordo.
No dia seguinte fomos até à locadora Hertz que fica a  duas quadras da estação e pegamos o carro que havíamos reservado por e-mail do Brasil.  
Saímos de Bordeuax rumo a Margaux. Uma estrada margeada por lindas vinhas e por diversos châteaux. Vontade de entrar em todos. Em razão de não termos feito reserva não foi possível fazer degustações. Em Margaux paramos em uma pequena loja de vinhos que fica à margem da estrada logo na entrada da cidade e compramos vários vinhos. Difícil foi fazer a escolha. Desejo de comprar a loja toda.  
 
Visitamos os Châteaux Mouton Rothschild e Marquis de Terme. 
Nesse dia almoçamos no restaurante Le Savoie, que está localizado na pequena vila de Margaux. Observamos que era frequentado pelos moradores da região. Oferece boa culinária e tem excelente carta de vinhos. Tomamos vinho do Châteaux Marquis de Terme – Marquis de Terme, um 4ème grand cru classé de 2005. Muito bom. Quando perguntamos ao somalier onde ficava o Châteaux ele disse: ao sair daqui vire a direita e em seguida à esquerda.  Terminamos o almoço e fomos direto para lá. Degustamos vinhos da safra de 2007 e 2008. Compramos algumas garrafas, inclusive da safra 2005. 
Gostamos tanto que decidimos voltar no dia seguinte. Assim fizemos.
Conseguimos reserva, pela internet, para visita com degustação no Châteaux Prieuré Lichine. Tanto a visita como a degustação foram ótimos. Compramos alguns vinhos. Um deles, Margaux Grand Cru Classé – safra 2005, tomamos recentemente com nossos amigos Sonja e Edmar. Estava maravilhoso.

Continuando, nesse dia após nossa visita ao Châteaux  Baron Pichon Logueville e Prieuré Lichine, seguimos para a cidade de Margaux. O horário que chegamos na cidade era ideal para um bom café com croissant. Entramos numa boulangerie que aparentemente era muito simples, sem identificação. Devia ser onze horas. Ficamos surpresos com a beleza e a qualidade dos produtos. Tudo dava água na boca. Tivemos dificuldades para fazer nosso pedido, tantas eram as opções. Durante os mais ou menos 20 minutos que ficamos sentados à única mesa do local, nesse período entraram muitas pessoas, uma de cada vez. Achamos interessante o fato da vila ser pequena, ter aproximadamente 1.600 moradores e a boulangerie ter toda aquela clientela.
 
Depois disso seguimos para Pauillac.  Nesse dia almoçamos no caminho de volta a  Bordeuax.  Nesse lugar – não me lembro do nome, compramos um livro chamado Grands crus classés Grands chefs étoliés, que traduzindo seria: Grandes crus classés e Grandes chefs estrelados. Entre os grandes chefs do mundo estão os brasileiros Alex Atala e Roberta Sudbrak. 
Em Bordeaux, almoçamos num restaurante chamado Le Café Regent. Um tanto turístico, mas bom. Seguindo a recomendação do maître, comi uma salada de folhas com foie a gras grelhado e para harmonizar tomei um vinho sauternes- Château Le Juge 2000. Pensem numa combinação divina.
Depois de darmos uma volta pela cidade e à margem do rio, jantamos no Le Chapon Fin. Excelente. Pedimos o menu degustação e a cada prato servido ficávamos extasiados com a apresentação e os sabores.  A decoração era original de rocaille, decoração de gosto rococó surgida na França nos últimos anos do reinado de Luís XIV.  Tem uma estrela no guia Michelin.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

4 Respostas para "Bordeaux e Paris - França"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 07/10/2012 (20:17)

    Oh! Amiga. Obrigada.
    Foi muito te ver ontem. Queria ter tido mais tempo para conversarmos. Beijos.

  • comment-avatar
    Anônimo 06/10/2012 (21:41)

    Muito gostoso seu relato da viagem! Bjs. Ana (pequena Londres).

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 26/09/2012 (02:45)

    Amiga, momentos bem vividos não são esquecidos.
    Estou feliz por você ter voltado a comentar.
    Saudades mil.
    Beijos.

  • comment-avatar
    Anônimo 26/09/2012 (01:00)

    Amiga, a viagem foi registrada em diário? Como vc consegue lembrar de tantos detalhes? Fiquei imaginando sua reação em cada situação relatada…. Obrigada por compartilhar suas aventuras pelo mundo!!! Bjs, Helena

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.