Papilotes de banana com geléia de laranja

Gente do céu! Só quando cheguei de viagem vi o “post” da receita de Mamão com Papaya e Cassis. Quantos erros de grafia e que horror de configuração. No quarto do  hotel a internet era uma muito ruim. Tive que ir para o corredor para conseguir escrever. Digitei e publiquei confiando na sorte. Deu no que deu rsrsrrss. Corrigido.
Bem,  hoje vou postar uma receita que aprendi a fazer com a Alice do restaurante Alice Brasserie daqui de Brasilia www.restaurantealice.com.br/.
Esta receita surpreende os convidados tanto pelo sabor como pela forma de servir. O mais trabalhoso é cortar os papeis e descascar as bananas, assim dá para ver que é moleza executá-la. A última vez que a fiz foi no final de semana que meus irmãos estiveram aqui em casa (10/07). A da foto faltou decorar com canela,  semente de papoula ou folhas de hortelã.
Ai está. Espero que gostem.
Podem usar a imaginação na mistura com geléia de laranja. Eu já usei: mel, um pouquinho de gengibre, chocolate, cardamomo(*)  etc.
(*) cardamomo é uma semente de uma planta da família do gengibre  e tem  perfume delicioso. É nativo do sul da Índia e é conhecido como a rainha das especiarias. Pode ser utilizado em pratos salgados, doces e bebidas como café, chá ou chocolate quente. Fica ótimo em preparações que contenham leite, creme, iogurte (arroz doce, pudim e sorvetes).
Pode ser usado inteiro ou moído. Aqui em Brasília encontramos nas feiras do Guará e Ceasa, também, nas mercearias que vendem produtos gourmet, por exemplo: La Palma, Mercado Municipal, Oba e outros. Em Londrina-PR no Mercado Shangri-lá.

Papilotes de banana com geléia de laranja

Rende: 6 porções

Ingredientes

  • 06 bananas
  • 06 colheres de geléia de laranja
  • 3 colheres de rum ou cointreau
  • Suco de um limão
  • Folhas de hortelã (+ou- uma xícara de chá)
  • 40 g de manteiga
  • 50 gramas de castanha de caju.

Método

  1. Preaqueça o forno em 220 graus. Descasque as bananas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Corte 6 retângulos de papel de manteiga e 6 retângulos de papel laminado de mais ou menos 35 cm cada. Intercale o papel alumínio com o papel manteiga. No centro do papel manteiga coloque a banana fatiada (uma para cada papilote). Molhe com o suco de limão e pincele com a manteiga.
  2. Em um bowl (tigela) misture a geléia, o rum e as folhas de hortelã bem picadinhas e despeje essa mistura sobre as bananas.
  3. Polvilhe com as castanhas picadas. Feche hermeticamente os envelopes para que não saia nada do interior (foto). Asse durante 20 minutos. Sirva quente, no próprio envelope, com sorvete de creme. Pode-se salpicar canela ou sementes de papoulas.

Informações adicionais

Podem usar a imaginação na mistura com geléia de laranja. Eu já usei: mel, um pouquinho de gengibre, chocolate, cardamomo(*) etc.
(*) cardamomo é uma semente de uma planta da família do gengibre e tem perfume delicioso. É nativo do sul da Índia e é conhecido como a rainha das especiarias. Pode ser utilizado em pratos salgados, doces e bebidas como café, chá ou chocolate quente. Fica ótimo em preparações que contenham leite, creme, iogurte (arroz doce, pudim e sorvetes). Pode ser usado inteiro ou moído. Aqui em Brasília encontramos nas feiras do Guará e Ceasa, também, nas mercearias que vendem produtos gourmet, por exemplo: La Palma, Mercado Municipal, Oba e outros. Em Londrina-PR no Mercado Shangri-lá.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

3 Respostas para "Papilotes de banana com geléia de laranja"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 23/07/2011 (15:18)

    Ana,
    eu coloco uma semente por papilote. Se moído uma pitada.
    Eu imagino que com o sorvete de creme francês tenha ficado bem mais gostoso.
    Fico feliz que tenha e feito e gostado.
    Bom final de semana. Saudades mil. Beijos pata todos. Um bem especial para a Béa.

  • comment-avatar
    Ana Paula - Journal de Béatrice 23/07/2011 (11:31)

    Ivone, uma perguntinha…
    Quantos cardomome vc coloca em cada papilote?
    Estava sem limão fiz com o suco da laranja. Ficou bom : )
    AH, Béatrice comeu 2 bananas!
    Beijo pra vcs todos. Saudades!

  • comment-avatar
    Ana Paula - Journal de Béatrice 23/07/2011 (09:47)

    Tenho todos os ingredientes aqui, inclusive o cardamome… Vou tentar com o mel, jq que estou sem a geléia de laranja. Valeu pela dica da sobremesa de hoje Super Ivone!!!!

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.