Creta, Grécia

Creta é a maior e a mais populosa ilha da Grécia, com população de aproximadamente 650 mil habitantes. A maior cidade da ilha é a capital, Heraklion.  As altas cordilheiras e seus vales percorrem a ilha, proporcionando belas e exuberantes paisagens. É considerada um dos principais destinos turísticos da Grécia pela beleza, clima ameno, história, mitologia, natureza e lindas praias. Foi em Creta que, segundo a lenda, Zeus nasceu.

Também foi em Creta que, segundo a mitologia grega, Teseu foi mandado como sacrifício ao minotauro, que morava em um labirinto onde quem se aventurasse a entrar não conseguiria sair e seria devorado pelo mesmo. Teseu foi salvo por uma ideia dada pela princesa Ariadne. Assim nasceu a história de amor entre a princesa Ariadne e Teseu. Dessa mitologia nasceu o nome das nossas minhas filhas Ariana e Ariadne, que possuem o mesmo significado.

São muitas histórias e mitologias …

Chegamos em Creta vindo de Patmos. O percurso de Patmos para a ilha Kos (onde nasceu Hipócrates, o pai da medicina, em 460 AC) foi efetuado de ferry boat e de Kos para Creta voamos, com conexão em Atenas. Os transportes utilizados em terra entre porto/aeroporto e aeroporto/hotel foram contratados pelo Booking.  Chegamos em Heraklion à noite e ficamos hospedados no Dom Boutique Hotel.

Para passear pela ilha alugamos um carro na Enterprise.

Logo pela manhã conhecemos as ruínas do Palácio de Knossos, cuja construção remonta à civilização minoica, em 1.700 AC.  Em seguida fomos conhecer o Monastério Arkadi, em Rethymno, a cerca de 70 km da capital.  Um mosteiro ortodoxo o construído no século XVI, situado  em Retimno. O caminho até o mosteiro é lindíssimo.

Ruínas do Palácio de Knossos

Ruínas do Palácio de Knossos

Monastério Arkadi, em Rethymno

Monastério Arkadi, em Rethymno

Depois almoçamos na Taverna Alekos, com pratos deliciosos, fartos e a bom preço, Rethymno Municipality 741 00.  Depois do almoço perdemos um tempo para trocar o carro que tinha apresentado problemas. Seguimos para Chania no meio da tarde e nos hospedamos  no hotel Cretan Renaissance, localizado em frente ao Venetian Harbour, próximo ao mar, restaurantes e bares.  Excelente localização. O único problema é que o carro não chega próximo ao hotel e tivemos que percorrer uma parte do caminho carregando a bagagem.

Nessa tarde passeamos pela orla marítima da cidade, que é linda e movimentada. Mais tarde jantamos em um dos melhores restaurantes da viagem, o Sereníssima. Escolhemos o menu “Mer”, de três pratos, e cada um deles nos surpreendeu positivamente.

Venetian Harbour

Em frente ao hotel Cretan Renaissance, Venetian Harbour

Ruas de Chania.

Venetian Harbour em Chania

Agrados do chef no restaurante Sereníssima..

No dia seguinte, fomos de Chania para a praia de Elefonisi. Essa praia e a Balos Beach, ambas em Kissamos, sempre estão entre as dez melhores praias do mundo. Achamos Elafonisi belíssima, mas a água poderia ser um pouco menos fria…  Ficamos a manhã por lá. À tarde seguimos para Balos, praia de acesso não muito fácil. Além do trecho asfaltado há mais 8 km em uma estrada de chão com pedras irregulares, estreita e por vezes à beira de precipícios voltados para o mar de estonteante tom azul escuro. Chega-se em um estacionamento e segue-se a pé por uma trilha de mais ou menos dois quilômetros com final íngreme até chegar à praia. Nós pulamos essa última parte, porque tínhamos que voltar para Heraklion. Mas a vista da praia a partir do mirante aonde chegamos é lindíssima. Por ser uma área protegida, não tem estrutura turística. É possível também chegar de barco.

Praia de Elefonisi

Início do caminho de terra para Balos Beach com o Mediterrâneo à direita.

Balos Beach

De volta à capital, hospedamo-nos novamente no Dom Boutique Hotel. Jantamos no Dish Bar, uma mistura de bar, restaurante e danceteria perto do hotel. Gostamos muito.

Era sábado à noite e nas praças da cidade havia shows musicais com estilos diferentes. Bem legal.

O amor estava no ar.

Saímos de Creta em direção a Santorini.

Nessa viagem visitamos seis ilhas gregas e Atenas. A seguir os links:

Rodes e Patmos – Grécia

Santorini – Grécia

Mykonos – Grécia

Zakynthos – Grécia

Atenas – Grécia

1 Resposta para "Creta, Grécia"

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.