Arroz doce indiano – Kheer

Estávamos programando um almoço com cardápio indiano. Então, saí à procura de uma opção para a sobremesa também indiana. Deparei-me com esta  simples e deliciosa receita de arroz doce indiano, conhecido como Kheer na Índia.
A mistura das especiarias com a água de rosas, a água de coco e as castanhas não poderia dar um resultado melhor.
Entrou pro cardápio: fizemos outras vezes.
Nesse dia preparamos também um chutney de manga e um arroz indiano. Postarei as receitas posteriormente.

Arroz-doce indiano - Kheer

Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
Rendimento: 06 pessoas

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de leite de coco fresco (+- 500 ml) (*). Pode ser o leite de coco pronto (comprado em supermercado, a exemplo da marca sococo)
  • 2 xícaras (chá) de leite integral (+- 500 ml).
  • 3 colheres (sopa) de açúcar refinado (+-36 g)
  • 1/2 xícara de arroz basmati - 95 gramas
  • 1/4 de xícara de passas brancas sem sementes - 40 gramas
  • 1/2 colher (chá) de cardamomo em pó. Se for esmagar as sementes na hora utilize 1/3 de colher (chá).
  • 1/2 colher (chá) de água de rosas
  • 1/4 de xícara de amêndoas em lascas, tostadas - 30 gramas (**).
  • 1/4 de xícara de pistache picado - 30 gramas

Modo de preparo

  1. Coloque o leite de coco, o leite e o açúcar para ferver em panela de tamanho médio. Após fervidos, acrescente o arroz basmati. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, ou até que fique al dente. Junte a água de rosas, as passas e o cardamomo e cozinhe o arroz por mais alguns minutos até ficar cremoso e macio, sem deixar secar. Distribua em taças de sobremesa ou em travessa. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo duas horas antes de servir. Enfeite. com as amêndoas fatiadas e tostadas e o pistache e sirva.
  2. Modo de preparo: (*) Leite de coco: coloque o coco ralado em uma tigela/bowl e junte a água quente. Aguarde 20 minutos. Bata no liquidificador e coe. (**) Amêndoas tostadas: Se comprá-las fatiadas é só colocar na frigideira e ir mexendo até ficarem douradas. Se comprá-las inteiras, coloque-as em uma vasilha e junte água fervente. Espere 5 minutos e retire as as peles. Seque, fatie e toste.

Informação adicional

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Arroz doce indiano - Kheer"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.