Spaghetti Nero di Seppia ou Espaguete com tinta de lula

Num final de semana, quando passeava em Pirenópolis-GO com minha amiga Lourdes, entramos em uma lojinha gourmet que fica no centro da cidade, o Armazém da Rua (Rua Rui Barbosa, 10). Entre muitas outras coisas interessantes vi um espaguete grano duro negro, com tinta de lula. Não pensei duas vezes: comprei-o para depois decidir qual receita fazer.
Já tínhamos feito a massa artesanal com tinta de lula na Confraria do Braz – e ficou muito boa. Sem dúvida é mais fácil comprá-la pronta (rsrs).
Num almoço de domingo, com a família completa, lembrei-me de fazê-la. Fui à minha pequena plantação de temperos, ao freezer e à geladeira para ver o que poderia utilizar.
Assim nasceu a receita abaixo. Todos disseram que gostaram muito. Eu gostei.

Spaghetti Nero di Seppia ou Espaguete com tinta de lula

Rededimento: 6

Ingredientes

  • 30 ml de azeite Sal
  • 500 gramas de espaguete com tinta de lula
  • grano duro 500 ml de creme de leite fresco
  • 1quilo de camarões médios ou grandes limpos
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha verde
  • 1/2 xícara (chá) de salsinha
  • 1/2 xícara (chá) de coentro
  • 1/2 pimenta dedo de moça Pimenta do reino a gosto (opcional)
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 30 gramas ou uma colher (sopa) de manteiga

Método

  1. Modo de fazer: Em uma panela grande coloque 5 litros de água para ferver. Quando ferver, acrescente uma colher (sopa) de sal e em seguida coloque o macarrão e cozinhe pelo tempo recomendado na embalagem. Os fios poderão grudar um no outro no início do cozimento. Para que isso não aconteça é necessário mexer de forma a desgrudá-los. Escorra e reserve. Em frigideira ou panela de fundo largo junte o azeite e a manteiga. Acrescente a cebola cortada em cubinhos bem pequenos, a pimenta dedo de moça (também cortada em cubos pequenos) e o alho amassado. Quando estiverem suados, ou seja, bem macios, acrescente os camarões e tempere com sal e pimenta do reino. Quando os camarões estiverem rosados - o que deve acontecer em torno de três minutos, acrescente o creme de leite. Deixe ferver. Prove o sal e acrescente os cheiros verdes frescos (cebolinha, salsa e coentro). Está pronto. Junte o molho ao espaguete e sirva imediatamente.

Informações Adicionais

Se não for utilizar o macarrão imediatamente após cozido, escorra e reserve a água do cozimento. Logo após escorrido, resfrie a massa com água fria para suspender o cozimento. No momento que for utilizar a massa, regue-a com a água reservada e aquecida.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Spaghetti Nero di Seppia ou Espaguete com tinta de lula"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.