Provence ou Provença na França – Gorges du Verdon, Manosque, Moustiers-Sainte-Marie e Alemagne-en-Provence

Provença na França – Lavandas, Perfumes e Natureza.

O terceiro dia do roteiro na Provença estava reservado para os campos de lavanda, seus perfumes e a belíssima natureza da região do Verdon.

Vários são os circuitos para conhecer os campos de lavanda. Optamos por conhecer a planície de Valensole, que se encontra entre as cidades de Manosque e Puimoisson, no meio do caminho entre o Luberon e o maravilhoso Parque do Verdon.

As lavouras estavam “quase” floridas – em mais duas semanas estariam perfeitas. Mesmo assim estavam belíssimas e perfumadas. Para não errar e ver tudo colorido, melhor visitar a região entre o final de junho e a primeira quinzena de julho.
Em seguida conhecemos as famosas Gorges du Verdon (gargantas do Rio Verdon), cânion com águas extremamente azuis ao fundo, formando belos paredões e lindas montanhas. As gargantas têm 20 km de comprimento e mais de 300 m de profundidade. A visão de cima é estonteante, há várias trilhas e prática de esportes radicais, a exemplo do cannoing. No caminho para Gorges du Verdon conhecemos também o belíssimo  lago de Sainte-Croix, que é alimentado pelos desfiladeiros. As Gorges estão a cerca de 5 km de Moustiers-Sainte-Marie, listada como um dos mais belos vilarejos da França e conhecida pela fabricação de faiança, uma espécie de cerâmica com pintura artesanal. Aliás, a fabricação de faiança espalhou-se pela região, pois visitamos o belo ateliê L’Arte de Provence, que fica na cidadezinha de Alemagne-en-Provence, no caminho do Plateaude Valensole. Fomos atendidos pela própria artesã.

A cidadezinha de Moustier é belíssima, incrustada entre as rochas. Acima da capela de Notre-Dame-du-Beauvoir fica a estrela de Moustiers, que deu origem a algumas lendas que tentam explicar sua presença no local.

Depois da visita à cidade e às lojinhas, almoçamos em um dos melhores restaurantes da viagem: Le Bastide de Moustier, de propriedade do Chef Alain Ducasse. Tudo estava excelente: a comida, os vinhos e a estonteante vista do vale.

Sentimos um paz indescritível. Ainda hoje, querendo relaxar, a visão daquele ambiente sempre traz calma.
Na estrada para Lours e Forcalquier ainda avistamos vários campos de lavanda. Terminamos o dia em Manosque, onde fica a sede da L’Occitane. Fizemos boas compras na lojinha da fábrica.

Dicas sobre o roteiro na internet:

Restaurante La Bastide de Moustiers
Chemin de Quinson
04360 Moustiers-Sainte-Marie Tel. +33 4 92 70 47 47

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Provence ou Provença na França - Gorges du Verdon, Manosque, Moustiers-Sainte-Marie e Alemagne-en-Provence"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.