Provença ou Provence – França – Cèzanne e Caça às Trufas

Cidades de Aix-en-Provence e Cadenet

O segundo dia do roteiro na Provença estava reservado a Aix-en-Provence durante o dia e, no final da tarde, à Caça às Trufas no Les Pastras, em Cadenet. Clique aqui para ver  o post do primeiro dia.
Como estávamos em Aix e era quinta-feira não podíamos deixar de ir às feiras da cidade – de frutas, flores, verduras, roupas e antiguidades.
Iniciamos o tour pela Cour Mirabeau, principal avenida turística e comercial da cidade, e deixamo-nos perder pelas vielas, ruazinhas e praças da região. Uma delícia.

Conhecer Aix é conhecer Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 — 22 de outubro de 1906), pintor pós-impressionista francês. Vistamos dois locais emblemáticos: o Ateliê Cèzanne, onde o pintor viveu os últimos anos da sua vida, e a casa em Jaz de Boufan onde viveu vários anos com sua família e inspiração para vários dos seus quadros.  É necessário adquirir os ingressos na Oficina de Turismo, no centro de Aix.

Na visita a Jaz de Boufan a guia mostrou vários ângulos da casa e do quintal que foram reproduzidos em quadros do pintor. O ateliê é fantástico. É um local emocionante já que se pode ver os objetos originais do pintor em seu local de trabalho. Uma curiosidade é a abertura em uma das paredes que o pintor encomendou para que as telas maiores pudessem caber no ambiente, com as “sobras” passando pela abertura. É um local muito agradável de visitar. A história diz que o pintor faleceu em 1906 em decorrência de uma pneumonia a que teria sido acometido em virtude de ter ficado pintando um quadro nos jardins do ateliê, debaixo de chuva.

A aventura “Truffle Hunting at Les Pastras”- caça às trufas, estava marcada para ter início às 18 h, em uma propriedade rural chamada Le Pastras, em Cadenet.

Os proprietários Johann e Lisa são extremamente simpáticos e profissionais. Fomos  recebidos com champagne na varanda da agradável casa, onde recebemos as instruções sobre as atividades do dia, que fez jus à descrição na internet: “Veja os bastidores de um dos negócios mais secretos do mundo.
Faça um tour em um plantação de trufa provençal, saiba como trufas são cultivadas e os cães de trufas são treinados. Vá a uma caçada ao chamado “ouro negro” da França com caçadores profissionais que conhecem todos os truques do negocio.”
Após os cães localizarem a primeira trufa o ambiente mudou de cheiro, ficou impregnado com o perfume delicioso exalado pelas trufas caçadas. Bom demais.
Quando os cães localizam as trufas começam a escavar o local com as patas, momento em que o treinador chega e distrai a atenção deles com biscoito e em seguida retira a trufa da terra.
Os cães são uma graça, e a caça foi exitosa – conseguimos 138 gramas de trufas de verão. Conhecemos também as demais atividades da fazenda – plantações de oliveiras, vinhedos e pés de cereja, além de um apiário.
No retorno da caçada mais uma agradável recepção, com trufas, queijos, torradas e doces trufados regados a champagne. Aprendemos também a limpar e a preparar as trufas para a “degustação”.
Enfim, excelente e deliciosa atividade. Recomendamos muito.

Links e endereços:

Atelier Cézanne
9 Avenue Paul Cézanne, Aix-en-Provence +33 4 42 21 06 53
Bastide du Jas de Bouffan – Route De Galice – Aix en Provence
http://www.atelier-cezanne.com/anglais/surlespas-parcours-jaune.htm
http://www.cezanne-en-provence.com/page/en/15.xhtml

Truffle Hunting at Les Pastras – Cadenet

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Provença ou Provence - França - Cèzanne e Caça às Trufas"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.