Cataplana de peixe, camarão e mexilhão.

Cataplana é uma panela típica do Algarve, província tradicional de Portugal, que tem duas partes côncavas, semelhantes à panela wok. Essas partes se encaixam com o auxílio das dobradiças que ficam nas laterais (*). Os alimentos são cozidos em fogo brando.

Em razão do formato e da forma de fechamento, os aromas gastronômicos ficam vaporizados no interior da panela – o que dá mais sabor ao prato. Toda receita cozida nessa panela é chamada de cataplana.

Fiquei sabendo da existência da Cataplana pelo Julian, meu filho do coração que mora na Alemanha. Ele aprendeu a fazer o prato nas férias de julho/2011 no Restaurante Moiras Encantadas, de seu amigo Rogério Cabrita, em Paderne, Algarve, Portugal.

Num jantar no restaurante Antiquarius Grill (fechou), aqui em Brasília, vi que no cardápio tinha cataplana de frutos do mar, não hesitei e pedi. Veio servida numa cataplana individual que achei um charme. Estava deliciosa. Pronto: aumentou a vontade de saber como fazer a receita. Pedi informações sobre a panela ao Maitre e tive uma aula sobre sua origem e uso.

Em nossa viagem a Portugal agendei uma aula de cataplana com o Rogélio, Chef do restaurante Moiras Encantadas. Contei essa experiência no post que fiz sobre Algarve – Portugal.

Indo de Albufeira para Sevilha, ao passar pela cidade de Olhão compramos duas panelas cataplanas de tamanhos diferentes. Chegando aqui fiz a receita aprendida com o Rogélio, que ficou ótima.

Domingo desses, a partir do aprendizado que tive em Portugal,  resolvi criar a minha receita, que hoje compartilho com vocês.

Ah! A cataplana de peixe lembra a nossa moqueca. Pode ser que a moqueca tem a cataplana entre suas origens.

Panela chamada cataplana

Cataplana de peixe, camarão e mexilhão.

Rende: 8 porções

Ingredientes

  • 3 quilos de postas ou filé de peixe para molho (usei robalo e corvina do mar).
  • 20 camarões grandes e limpos
  • limpos 400 gramas de mexilhões meia casca
  • 1/2 pimentão amarelo
  • 1/2 pimentão vermelho
  • 1 pimenta dedo de moça
  • 1 colher (sopa) de açafrão espanhol
  • 1 cebola grande
  • 5 tomates maduros
  • 4 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de cebolinha de cheiro
  • 1 xícara (chá) de salsinha
  • 1 xícara (chá) de coentro
  • 250 ml de molho de tomate
  • Azeite
  • Sal

Método

  1. Modo de preparo: Retire as sementes dos pimentões e da pimenta dedo de moça. Pique-os em cubinhos. Descasque os tomates e as cebolas e corte-os em cubos pequenos. Pique ou amasse o alho.
  2. Na panela, coloque o azeite, a cebola e o alho. Quando estiverem macios, acrescente os pimentões e o tomate. Deixe refogar por uns 10 minutos. Acrescente metade da cebolinha de cheiro, da salsinha e todo o coentro. Mexa e tempere com sal e o açafrão. Acrescente o molho de tomate e verifique o tempero.
  3. Tempere o peixe, os camarões e os mexilhões com sal. Mergulhe as postas de peixe no molho e por cima coloque os camarões e os mexilhões. Regue com azeite e salpique um pouco de cheiro verde (cebolinha e salsinha). Deixe um pouco para salpicar depois de pronto (finalização). Tampe a panela e prenda as presilhas laterais. Cozinhe por 15 minutos em fogo brando. Abra a panela e verifique o cozimento. As postas deverão ficar inteiras. Se precisar cozinhe por mais alguns minutos. Vai depender do nível do fogo. A que fiz ficou pronta em 20 minutos. Salpique com o restante do cheiro verde e sirva imediatamente. Pode ser acompanhada de batatas ou arroz.

Informação Adicional

A Cataplana trata-se basicamente de duas meias panelas côncavas, unidas por uma dobradiça e com dois fechos laterais, possibilitando assim uma cozedura hermética das iguarias, tornando-se no fundo, percursora da actual panela de pressão e fazendo desta de facto uma verdadeira panela de pressão primitiva.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Cataplana de peixe, camarão e mexilhão."

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.