Pavê de amendoim da Dona Bomfim (mãe da Karla)

Bom demais este pavê. Você vai gostar. Delicioso e fácil de fazer. Fui apresentada ao pavê de amendoim da Dona Bomfim pela sua filha, minha amiga Karla. De vez em quando a Karla anuncia que vai trazer o pavê ao trabalho. Nessas ocasiões fico na espera para ver o momento exato em que será servido. Não posso perder o momento mágico. Digo mágico por que, do nada, a travessa, que é sempre grande, fica vazia.

Dias desses ela pegou a receita com a Dona Bomfim e me passou. Lá fomos eu e as meninas (Ariana e Ariadne) reproduzir a receita para testá-la e saboreá-la. Não é que deu certo!? Lógico que não ficou tão gostosa quanto o da autora. Levamos para um almoço com amigos. Aconteceu o mesmo fenômeno: desapareceu rapidamente.

Se gostar de amendoim, faça. Não tem erro.

Pavê de amendoim da Dona Bomfim (mãe da Karla)

Ingredientes

  • 1 xícara de leite
  • 2 latas de creme de leite (300 ml cada) ou 3 caixinhas (200 gramas cada)
  • 200 gramas de manteiga sem sal
  • 4 gemas
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 300 gramas de amendoim torrado, sem casca, moído
  • 2 pacotes de biscoito de maisena

Métodos

  1. Creme: Coloque o creme de leite na geladeira uma hora antes de usá-lo. Retire da geladeira a manteiga para que fique em temperatura ambiente por mais ou menos uns 15 minutos. Misture a manteiga com o açúcar e bata até esbranquiçar. Acrescente as gemas passadas em uma peneira fina para tirar a película que as envolve. Mexa/bata bem, até sair todo o cheiro de ovo. Adicione o creme de leite aos poucos, mexendo sempre. Está pronto.
  2. Amendoim: torre em forno a 180 graus. É importante mexer a cada 5 minutos para que fique torrado por igual. A depender do forno, leva mais ou menos uns 30 minutos. Não deve ficar muito escuro. Retire a pele e triture/moa. Eu utilizei o multiprocessador, mas pode ser moído no liquidificador. Deve ficar um pó bem fino. Dica: em alguns mercados ou mercearias é possível encontrar o amendoim pronto (torrado e sem a pele). Nesse caso é necessário apenas moer.
  3. Montagem: Primeira camada: molhe os biscoito no leite e coloque na travessa Segunda camada: coloque o creme esparramando por cima das bolachas molhadas no leite. Terceira camada amendoim moído. Repita as camadas finalizando com o amendoim. Leve à geladeira.

Dica

Fica melhor se feito um dia antes de servir.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Pavê de amendoim da Dona Bomfim (mãe da Karla)"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.