Tartare de Morangos com damascos

Olhem só a sobremesa deliciosa que fizemos na última Confraria. Agradou geral. No encontro anterior tínhamos combinado de fazer um cardápio francês. Assim o Braz fez uma pesquisa no site da Bonne Maman, uma empresa francesa especializada em geleias e conhecida no mundo inteiro, e montou um cardápio que contém geleias na entrada, no prato principal e na sobremesa. De entrada fizemos tapas de abobrinhas e geleia de cerejas. O prazo prato principal foi lombo de porco com geleia de tangerina. Para a sobremesa preparamos tartare de morangos com geleia de damascos. Ficaram ótimos. Hoje coloco a receita da sobremesa. Espero que gostem. A massa utilizada na base fica ótima com café.


Tartare de Morangos com damascos

Serve : 4 pessoas

Ingredientes

  • 500g de morangos
  • 200g de geléia de damascos
  • 3 folhas de gelatina
  • 125 g de amêndoas em pó (farinha de amêndoas)
  • 200 g de açúcar mascavo
  • 125 g de farinha de trigo
  • 125 g de manteiga
  • 5 claras de ovos
  • raspas da casca de uma laranja.

Método

  1. Em uma tigela, misture o açúcar, amêndoas em pó e farinha de trigo.
  2. Derreta a manteiga em uma panela até que tome a cor semelhante à de avelãs.
  3. Bata as claras em neve. Em seguida, utilizando-se de uma espátula ou fuê, delicadamente incorpore primeiro a mistura de farinha, depois as raspas da casca da laranja e finalmente a manteiga derretida ligeiramente quente.
  4. Em seguida, utilizando-se de uma espátula ou fuê, delicadamente incorpore primeiro a mistura de farinha, depois as raspas da casca da laranja e finalmente a manteiga derretida ligeiramente quente. Coloque os aros de cerca de 5 cm de diâmetro (foto logo abaixo) em uma assadeira, despeje a mistura até a metade. Asse durante 20 minutos a 180°. Essa será a base da sobremesa. Enquanto ela esfria, lave os morangos, corte-os em cubos pequenos e reserve. Mergulhe as folhas de gelatina em 3 colheres de água fria, dissolvendo-as em banho-maria. Misture os morangos com a geléia de damasco e a gelatina derretida. Deixe no freezer por cerca de 10 minutos. Após isso, dentro de uma assadeira coloque a mistura nos mesmos moldes redondos utilizados para assar a massa, levando-a à geladeira por cerca de 1h30m. Finalização: inicie pela massa assada (base), coloque a mistura de morangos em cima e enfeite com morangos inteiros ou cortados de forma artesanal. No prato de servir retire o aro e pronto.

Informção adicional

Caso não se tenha os aros para que se prepare a sobremesa em porções individuais, é possível prepará-la utilizando-se de uma assadeira redonda com fundo removível, e servir em fatias.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

Sem Respostas para "Tartare de Morangos com damascos"

    Responder

    Seu endereço de e-mail será publicado.