Tomates Confit (tomates assados em forno brando)

Assim, aproveito e  “posto” o tomate confit. Vamos lá.Hoje seria publicada a segunda parte da viagem ao Chile, os arredores de Santiago. Tive problemas técnicos com o blogger.  Não salvou. snif…fica para o próximo.

A execução de um bom confit de tomate demanda tempo, paciência e tomate de boa qualidade. Nas fotos, estão um dos pratos que executei numa aula que fiz na escola do Alain Ducasse, em Paris, o confit de tomate é um dos acompanhamentos,   e os tomates expostos nas mercearias e feiras de lá. Amei ter feito essa aula. Na época fiquei encantada com as técnicas utilizadas na execução dos pratos e os equipamentos tecnológicos da cozinha. Foi nesse dia que tive o primeiro contato com o fogão de indução com controle de temperatura. Logo que cheguei ao Brasil fui procurar para comprar e descobri que não tinha chegado por aqui. Assim que surgiu comprei um de mesa com uma boca, da marca Eletrolux.  Hoje, é comum encontrar nas lojas de eletrodomésticos. 
O tomate confitado pode ser usado em saladas, molhos, pastas, lanches, decoração, como guarnição e etc.

Tomates Confit (tomates assados em forno brando)

Ingredientes

  • 1 quilo de tomates italiano firmes e bem maduros
  • 5 galhos de tomilhos
  • 3 dentes de alho
  • Azeite
  • Pimenta-do-reino branca
  • Sal

Método

  1. Retire a pele dos tomates colocando-os em água, da seguinte forma: coloque os tomates em água bem quente e em seguida na água gelada. Corte-os em quatro e retire as sementes.
  2. Em um recipiente coloque as pétalas de tomate, 40 ml de azeite, sal e pimenta. Acrescente açúcar se necessário (se o tomate estiver muito ácido). Misture delicadamente.
  3. Em uma forma coloque papel manteiga no fundo e estenda as pétalas, espaçando-as levemente. Pressione os dentes de alho com a palma da mão sem amassá-los completamente e coloque-os junto com os tomates e o tomilho.
  4. Recupere todo o azeite do recipiente e coloque em cima dos tomates. Leve ao forno a 90ºC durante 4 horas. No meio do cozimento vire as pétalas, se estiverem muito úmidas na parte inferior.
  5. Retire do forno cada pétala à medida que forem ficando prontas (confitadas). Deixe esfriar. Ccoloque em um recipiente, cubra de azeite e guarde na geladeira.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

1 Resposta para "Tomates Confit (tomates assados em forno brando)"

  • comment-avatar
    lady.santiago 02/08/2011 (02:10)

    Chique demaaaais isso aí!
    E os tomates parecem com os que a gente encontra nos mercados aqui, né? hehe

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.