Santiago – Chile

Há muito tempo queria conhecer o Chile. Nestas férias tive a oportunidade de conhecer Santiago e  arredores (Valparaiso, Viña del Mar, Valle Nevado e Valle do Colchágua).
Sobre Santiago
Localização de Santiago é super diferente. Fica no vale central chileno e ao lado das Cordilheiras do Andes – o que dá charme à cidade. Por estar localizada num vale rodeado de montanhas a circulação do vento é restrita. Por essa razão Santiago sofre de problemas de poluição, que são agravados no inverno. Chove pouco por lá. No terceiro dia depois de nossa chegada choveu. Segundo as pessoas que conversamos, foi a quarta chuva do ano. Fizemos os passeios tradicionais e andamos sem rumo pelos bairros Bellavista e Providência.  O bairro Bellavista é boêmio e o da Providência é considerado a Times Square do Chile.
Visitamos:
-Plaza das Armas – com palmeiras centenárias e cercada por casarões coloniais, parece ser a alma da cidade.

-Museo Nacional – pequeno, charmoso e muito interessante.
-Catedral Metropolitana – foi queimada pelos índios mapuches e derrubada duas vezes por terremotos (1647 e 1730). Lindíssima.

-Café Haiti – um dos famosos “café com piernas”. As garçonetes servem café com uma minissaia que se encerra logo depois da popa. Pensem numas senhoras lindas rsrsrsss. Os homens gostam muiiiito. O café tem muita fumaça de cigarro e velhos.
-Museo Chileno Precolombino – apesar de ainda ter os sinais do último terremoto (2010) e estar em reformas, está aberto para visitas. Adorei visitá-lo. Bem organizado e rico de informações sobre as culturas maia, asteca e inca.
-Casa Museo La Chascona – Uma das casas onde morou Pablo Neruda. O cara era maluco por tudo que envolvia o mar. Essa casa é em forma de navio e os móveis e objetos de decoração são de barcos/navios dá época que ele comprava em leilões. Colecionava de tudo. Por falar em Neruda, tivemos uma overdose dele. Além dessa casa, fomos a outra em Valparaiso que também é muito interessante (chamada La Sebastiana) e numa noite (17/07) assistimos a uma peça de teatro chamada Ardiente Paciência (O carteiro e o Poeta) no Teatro MORI do Parque Arauco. Gostei demais. Só nós de turistas no teatro.
Ainda no Bairro Bellavista almoçamos num restaurante chamado Galindo. Saboreamos a Cazuela (sopa preparada com carne de vaca ou peixe ou frango e legumes) e o Lomo a Lo Pobre (Filé, batatas fritas e ovos), pratos típicos chilenos. Tomamos o pisco sour (pisco, suco de limão, açúcar, clara de ovo e gelo). Tudo caseiro e bem preparado. Excelente. Com frio e bastante fome então…

– Rio Mapocho – passa por toda a cidade. Um rio pálido e estranho. Parece mais um canal.

-Shoppings: 1) Patio Bella Vista – a céu aberto com muitas lojas de artesanato, galerias de arte, cafés, bares, restaurantes. Fomos durante o dia. A noite é “point” de baladas; 2) Parque Arauco – o maior shopping de Santiago e talvez o melhor. Tem todas as marcas famosas. Estava em liquidação de inverno. Tudo com 60% de descuento; e 3) Alto Las Condes – normal.
-Cerro San Cristóbal – uma montanha de 880 metros que podem ser percorridos de funicular, bicicleta, caminhando ou de carro. Subimos de funicular. No topo tem uma feira de artesanato chileno e uma boa visão da cidade e das cordilheiras. Se não tiver poluição dá para tirar fotos lindas. No dia em que o visitamos estava tudo embaçado. Mesmo assim foi legal. Ah! Lá tomei uma bebida típica chamada “Mote com Huesillos”, feita com dois pêssegos naturais desidratados, mais a calda do pêssego e grãos de trigo cozidos. Servido gelado, com uma colher para comer o trigo que fica no fundo do copo. Provei e só. Não terei vontade de tomar novamente.

-Pueblito Los Dominicos – foi a melhor feira que visitamos. São mais de 150 lojas que vendem todo tipo de artesanato chileno (cerâmica, roupas, esculturas, jóias de lápis-lazúli, móveis, pinturas e tear). As ruas parecem um labirinto e são de terra batida. Tem um córrego e muito verde. É uma réplica de um típico povoado chileno. Amei.

-Mercado Central – é um prédio de 1872 com toda a estrutura em aço. Nas extremidades do prédio ficam  as bancas com os peixes, crustáceos e moluscos frescos. No hall central e no mezanino os restaurantes. Aqui é onde comemos a famosa centolla, um caranguejo gigante pescado nas águas frias da Patagônia e que podem pesar até 2 quiilos. Almoçamos no restaurante Don de Augusto que nos ofereceram três tamanhos. Compramos a menor. No momento de servir o garçon retira, com uma tesoura, a carne das patas da centolla. Comemos também o típico “caldillo de congrio” e uma entrada deliciosa chamada “Jardim de frutos do mar”. Isso tudo num almoço para três pessoas. Ficamos uns dois dias sem poder pensar em frutos do mar. Os produtos usados eram frescos e de boa qualidade. Faltou um toque gourmet na confecção dos pratos para ficarem melhores. Utilizaram somente o alho e o sal como tempero. Essa experiência foi única e valeu a pena. Noutro dia, no restaurante “Aqui está Coco”, de alta gastronomia, pude apreciar a centolla feita de outra forma e no capricho.

-Jantar no restaurante Los Buenos Muchachos –  nesse dia comemoramos o aniversário do Silas. Durante o dia fomos para o Valle Nevado. Foi lindo e maravilhoso. À noite fomos ao restaurante Los Buenos Muchachos.  Comemos parrilhada assistindo ao show de músicas típicas de todas as regiões do Chile. Cantamos os parabéns para o Silas junto com  umas 500 pessoas e banda rsrsrrs. Ele pagou aquele mico. Depois do Show,  lá pela meia noite rolou o bailão. Só chilenos dançando e três brasileiros assistindo.
Além dos restaurantes citados acima fomos a outros internacionais tais como:

– El otro Sítio –  restaurante de cozinha peruana, fica no bairro Bellavista.

– Baco – restaurante de cozinha francesa, fica no bairro Providência. Se gostar de degustar ótimos vinhos esse restaurante é a melhor indicação além do cardápio variado oferece excelente vinhos em taças dando a oportunidade de degustar os melhores chilenos em uma única refeição. Os preços são justos. Possuem uma loja de vinho e no restaurante vendem vinhos com preço da loja. Inclusive foi a loja de vinhos onde encontramos os melhores preços.

Gostaria de ter ido ao Chez Loius. Faltou tempo e ficou para a próxima.

Gostei de Santiago? O que posso dizer? Adorei tudo o que fizemos. Nos divertimos até. Agora,  não fiquei encantada com a cidade em si. Achei-a normal.
Ah! O vinho chileno é ótimo. Todas as nossas refeições foram acompanhadas por bons vinhos. Falarei sobre as visitas a vinícolas e compras de vinhos no próximo post.

7 Respostas para "Santiago - Chile"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 30/01/2013 (00:09)

    Oi Adriana,
    Bom saber que gostou do Rango Chique e que lhe será útil.
    Saudades da Fabiana.
    Infelizmente não tive tempo de conhecer o Restaurante Rivoli. Você foi? Gostou?
    Estivemos uma única vez no Chile e queremos voltar.
    Gostei do seu blog. Serei seguidora.
    Abraços,
    Ivone Santiago.

  • comment-avatar
    Adriana Pasello | Diário de Viagem 21/01/2013 (02:30)

    oi Ivone!
    Soube do seu blog hoje durante um almoço de aniversário aqui em Londrina. A Fabiana arquiteta que me falou dele. Muito bacana, viagens e comidas, boa combinação!!! rs
    Sou blogueira também e o foco são viagens em família. Também tratamos do assunto "rango" quando vale a pena mencionar…. preciso melhorar os posts sobre isso e colocar mais fotos e detalhes do prato. Afinal, a culinária também é uma experiência de viagem, e que experiência!!! rs
    Legal, bom conhecer seu blog. Certamente vamos nos aventurar em algumas receitas suas!!!
    Ah, sim, você ficou no Tempo Rent em Santiago, certo? Chegou a comer no Tivoli, ali do lado? Estamos embarcando em breve para o Chile para fazer nossa sexta visita. Nós a-ma-mos o Chile e também já fizemos os outros destinos mencionados e outros mais ao norte a ao sul. É um país lindo! Bjkssss

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 31/03/2012 (15:23)

    A pedidos ai vai o nome/endereço do hotal:
    Tempo Rent Apart Hotel

    http://www.booking.com/Tempo-Rent-Apart-Hotel

  • comment-avatar
    Ivone 02/08/2011 (01:12)

    Amigo Braz,
    tentamos seguir todas as dicas passadas por vocês. Valeu! Amamos o passeio.

  • comment-avatar
    confrariadobraz 01/08/2011 (12:54)

    Santiago com cardápio completo: entrada, prato principal e sobremesa. Vocês fizeram o tour direitinnho. Santiago tem muitos encantos, o principal deles é que fica perto de tudo… rs.

    Fatinha & Chef Braz

  • comment-avatar
    lady.santiago 29/07/2011 (23:39)

    Que post liiindo!!!
    Ficou completinho, mãe, amei :DDD
    Deu vontade de voltar lá e fazer tudo de novo…
    besos

  • comment-avatar
    Ariana 28/07/2011 (13:05)

    e me deixaram nessa brasília sozinha.. =(
    huahauahauahauahaua
    Morri de inveja nesse post, mamis! Ficou lindo!
    Só tenho até medo dessa centolla, hein. Se essa é a pequena, a grande deve ser quase assassina, né? ahauahauha
    Deu fome,até.
    Muah Muah

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.