Arroz Doce

 
Estava assistindo um filme com a turminha  de casa e de repente deu uma vontade maluca de comer arroz doce. Fui para a cozinha. Ao decidir como fazer, lembrei que numa viagem  à Europa comi arroz doce um pouco diferente do nosso tradicional arroz doce com canela, então,  resolvi inovar utilizando calda de frutas vermelhas e morango. Ficou ótimo. Todos gostaram.  
Se quiser  fazer com cobertura de canela utilize os ingredientes até o passo 3 e no momento de servir salpique com  a canela.

My Recipe

Rende: 8 porções

Ingredientes

  • 02 polpas de frutas vermelhas, congeladas.
  • 02 xícara de frutas vermelhas frescas ou congeladas. No mínimo 02 frutas que podem ser mirtilos, framboesas, morango, groselha ou amoras.
  • Raspas de casca de limão siciliano.
  • Morangos ou framboesas ou amoras
  • *Calda de frutas vermelhas
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Método

  1. Coloque o arroz com leite para cozinhar. Mexa sempre para que o arroz não grude e solte o amido ficando cremoso.
  2. Quando estiver quase pronto (al dente) acrescente o leite condensado ou acúcar. Deixe cozinhar até que os grãos estejam no ponto desejado. Desligue o fogo e rale ou raspe a casca do limão, mais ou menos uma colher (sopa).
  3. Coloque na vasilha de servir, regue com a calda de frutas vermelhas e salpique com a fruta escolhida. Se utilizar morangos, fatie-os em lâminas finas.
  4. *Calda de frutas vermelhas: 200 gramas de morangos limpos 200 gramas de framboesas 200 gramas de mirtilos e 1 xícara de açúcar.
  5. Modo de preparo: Corte os morangos ao meio e coloque em uma panela funda. Junte as framboesas, os mirtilos e o açúcar. Deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo eventualmente, por 30 minutos. Utilize quente sobre sorvete ou deixe esfriar para rechear bolos ou pavês. Dica Caso não ache as frutas frescas, utilize as congeladas.

Informações adicionais

Esta calda é super versátil para ser servida com sorvete de creme, cheesecake, bolos…pode ser guardada na geladeira por até 10 dias.

Curiosidade:

A origem do arroz doce dizem que é turca ou árabe, também conhecido por arroz ao leite. É conhecido e consumido no mundo inteiro.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Arroz Doce"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 21/06/2011 (23:11)

    Vardo do meu coração, espero não demorar para fazer um bem caprichado para você.
    Saudades 1000.
    Beijos.

  • comment-avatar
    Anônimo 14/06/2011 (00:42)

    Ivone, que maravilha!!!
    Da agua na boca…uummmmmmmmmmmm..
    Ivaldo

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.