Moqueca de Peixe

Olá comilões! Aqui é a Nana, filha mais velha, e responsável por transmitir os segredos do Rango Chique da Ivone de Hoje.

Sexta-feira recebemos uns amigos em casa, e o cardápio escolhido foi Moqueca de peixe. Essa receita é executada pela minha mãe desde que eu era criancinha. Pra mim, tem gosto de infância. Adoro.

Esta receita serve 4 pessoas. Fizemos para 20. Ah! Não podemos esquecer de agradecer a parceria da Raquel. Foi essencial para saísse no tempo programado.


Moqueca de Peixe

Serve: 4 pessoas

Ingredientes

  • 1 kg de peixe fresco (Badejo, pescada amarela, namorado ou outros) cortado em pedaços de 2 dedos de largura - Usamos pescada amarela.
  • 2 cebolas de tamanho médio cortadas em rodelas bem fininhas
  • 2 pimentões (um verde e outro vermelho) em rodelas finas
  • 1 dente de alho amassado
  • 4 tomates maduros picados
  • 4 galhos coentros com folhas bem picados
  • 06 colheres (sopa) de azeite de dendê
  • 1 vidro de leite de coco
  • 1 pimenta dedo de moça
  • 1/2 de batatas
  • 1/2 kilo de camarão (opcional)
  • 1 limão ou 1/2 xícara de vinagre
  • 200 ml de creme de leite fresco (opcional)
  • Sal
  • Pimenta

Método

  1. Bata no liquidificador, o sal , metade da pimenta dedo de moça, metade do creme de leite, metade do azeite de dênde, metade do azeite de oliva, vinagre e metade do coentro.
  2. Coloque o peixe e camarão (separados) nessa marinada por pelo menos 1 hora. Se preferir, passe as postas em farinha de trigo antes de cozinhá-las. Isso fará com que o caldo da moqueca fique mais cremoso.
  3. Mas não se esqueça que essa camada de farinha dificulta um pouco a absorção dos temperos pelo peixe, portanto, só enfarinhe-o se tiver ficado bastante tempo na marinada.
  4. Numa panela de barro, frite o alho com um pouco de azeite.
  5. Desligue o fogo e comece a montar as camadas. Inicie pela a batata em rodelas, ajeitando-as para que cubra todo do fundo da panela.
  6. Nesta etapa da receita tivemos um probleminha. Minha mãe pediu à Dona Muié, que trabalha aqui em casa, para que picasse as cebolas. Ocorreu que o que deveria ficar fininho ficou GIGANTE. Não tínhamos tempo para picar tudo de novo. Então, decidimos colocar as cebolas pra suar no azeite.
  7. Dessa maneira, como ficam molinhas, elas acompanham o cozimento do peixe. Depois de algum nervosismo, funcionou! A cozinha é uma alquimia, minha gente.
  8. Em seguida coloque a cebola os pimentões, o tomate, o coentro e restante da pimenta dedo de moça em rodelas bem finas.
  9. Coloque as postas de peixe. Regue com os azeites (oliva e dênde) e salpique as ervinhas de sua preferência e sal. Salpicamos coentro, cebolinha e salsinha.
  10. Repita as camadas terminando com a de legumes. Coloque o restante do leite de côco.
  11. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por mais ou menos 20 minutos. Acrescente os camarões e cozinhe por mais 10 minutos
  12. Cuide do tempo de fogo para que as postas não desmanchem. Servir com arroz branco.

Curiosidades sobre a moqueca de peixe

A moqueca de peixe é de origem indígena, sendo originalmente preparada numa grelha de varas ou com apenas folhas de árvores cobertas por cinzas quentes (o que era chamado moquém). A primeira menção da moqueca num documento histórico foi numa carta do padre português Luís de Grã, datada de 1554. Em 1584, outro padre, Fernão de Cardim, comenta que eram "moqueados" peixes, batata, mangará, entre outros alimentos.


BON APPÉTIT!

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

3 Respostas para "Moqueca de Peixe"

  • comment-avatar
    Ivone Santiago 29/03/2013 (21:03)

    O creme de leite é opcional. Vou incluí-lo na relação de ingredientes. Obrigada pelo alerta. Abraços.

  • comment-avatar
    Anônimo 29/03/2013 (16:02)

    olá!!estou tentando fazer a receita mas, surgiu uma dúvida,afinal de contas leva ou não creme de leite,pois nos ingredientes vc não faz nenhuma referência..

  • comment-avatar
    lady.santiago 15/05/2011 (18:55)

    Arrazzzou no tutorial, mana! Ficou muito mais fácil de visualizar.
    Eu estou de prova que a moqueca ficou MUITOO boa!
    Tentem fazer isso nem casa, pessoal… 🙂

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.