Bacalhau com Batatas ao Murro

Paulinha, conforme eu disse, a seguir receita de bacalhau com batatas ao murro que aprendi com minha amiga Isabel.

Bacalhau com Batatas ao Murro

Rendimento: 06 porções

Ingredientes

  • 1,200g de Lombo/posta de Bacalhau Dessalgado ( ou 1 kg de Lombo/posta de Bacalhau Salgado e Seco )
  • 1 kg batatas pequenas
  • Azeite extra-virgem a vontade/gosto
  • 6 dentes de alho
  • 3 cebolas em rodelas
  • Sal grosso
  • Pimenta
  • O pimentão que aparece na foto é opcional

Método

  1. ( Se o bacalhau é salgado e seco, deve antes ser dessalgado*) Cozinhe os lombos de bacalhau em uma panela com água por 5 minutos, sem deixar ferver. Retire e deixe escorrer bem. Coloque os lombos/postas para grelhar dos dois lados.
  2. Costumo grelhar no fogão com uma frigideira. Ao lado, coloque numa panela o azeite, os dentes de alho e as cebolas cortados em rodelas e uma pitada de pimenta. Deixe dourar.
  3. Quando o bacalhau estiver grelhado (ele fica sensível se defazendo em lascas). Arrumar as postas/lombos no centro do prato de servir e em volta coloque as batatas assadas a murro. Coloque por cima do bacalhau a mistura de cebola, azeite e alho. Regue as batatas e o bacalhau com muuuuuuuito azeite e sirva.
  4. Batatas assadas a murro Lavar bem as batatas, sem descascar, e passar por sal grosso. Use sal sem dó. Pode forrar a assadeira com o sal e colocar sal por cima das batatas também. Introduza-as no forno.
  5. Assim que a polpa das batatas ceder sob pressão, estiver macia, dar um murro para esborrachá-las.
  6. * Dessalgando o bacalhau seco. Depois de cortar o bacalhau em postas, coloque-o submerso dentro de um vasilha com água por uns 10 minutos. Troque a água e coloque a vasilha com o bacalhau coberto de água dentro da geladeira.
  7. Dessalgue o bacalhau dentro da geladeira, pois assim ele irá ficar tenro e consistente. Na água gelada o bacalhau não irá exalar cheiro algum.
  8. Se dessalgado fora da geladeira, o bacalhau vai exalar forte cheiro, podendo pré-cozinhar e até estragar, principalmente nos dias mais quentes. Troque a água com frequência de 4 e 6 horas. O tempo médio para dessalgue depende da altura das postas ( ou lombos) do bacalhau. Postas grossas leva 40 horas para dessalgar.

author-avatar

AMOR GASTRONÔMICO: RANGO OU CHIQUE. Cozinhar para mim é sinônimo de prazer. Sempre que posso estou na cozinha. Por isso, decidi criar este blog, e a partir de agora terei a oportunidade de compartilhar com vocês minhas experiências – positivas ou não – na arte da gastronomia. E também disponibilizar relatos de viagens e receitas testadas e aprovadas. Sejam bem vindos, Ivone Santiago.

2 Respostas para "Bacalhau com Batatas ao Murro"

  • comment-avatar
    Isabel 04/05/2011 (02:14)

    Vou marcar um desses aqui em casa. Bjs

  • comment-avatar
    Paulinha 19/04/2011 (11:40)

    Valeu Ivone!!!
    Acho que vou fazer o de natas na sexta.
    Ontem já comprei o lombo de bacalhau dessalgado e congelado.
    Bjs

    Paulinha

Responder

Seu endereço de e-mail será publicado.